Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11948
Tipo: TCC
Título: Modelo dinâmico de visualização de dados de avaliação do docente pelo discente: um relato tecnológico
Autor(es): Silva, Jerffeson Francisco Noronha da
Primeiro Orientador: Dias Júnior, José Jorge Lima
Resumo: A avaliação docente pelo discente na Universidade Federal da Paraíba é uma prática que se tornou constante e obrigatória ao longo dos semestres. Entretanto, sua total eficácia depende prioritariamente da forma como os resultados são apresentados à comunidade acadêmica. Atualmente tais resultados são disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), porém ainda com pouca visibilidade e praticidade em acessá-los. Dessa forma, este relato teve como objetivo apresentar propostas criativas e inovadoras de visualização gráficas através de uma plataforma de gerenciamento dinâmica de dados, o Qlik. Com o auxílio dessa ferramenta foi possível gerar visualizações que melhor representaram os resultados obtidos nas avaliações, tornando-os mais atrativos e intuitivos. Por fim, umas das propostas deste trabalho é que suas contribuições possam ser implementadas em outras instituições de ensino, contribuindo assim para o aprimoramento do planejamento pedagógico e das práticas de ensino.
Abstract: The student evaluation at the Federal University of Paraíba is a practice that has become constant and obligatory throughout the semesters. However, its full effectiveness depends primarily on how the results are presented to the academic community. Currently, these results are available in the Integrated System of Management of Academic Activities (SIGAA), but still with little visibility and practicality in accessing them. Thus, this report aimed to present creative and innovative graphic visualization proposals through a dynamic data management platform, Qlik. With the help of this tool it was possible to generate visualizations that better represented the results obtained in the evaluations, making them more attractive and intuitive. Finally, one of the proposals of this work is that its contributions can be implemented in other educational institutions, thus contributing to the improvement of pedagogical planning and teaching practices.
Palavras-chave: Visualização De Dados
Business intelligence
Avaliação Docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11948
Data do documento: 30-Mai-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFNS08102018.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.