Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11958Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gominho, Verônica Brito Ferraz | - |
| dc.date.accessioned | 2018-10-09T12:23:36Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-20 | - |
| dc.date.available | 2018-10-09T12:23:36Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11958 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to analyze the conceptions and practices of teachers, in the field of ethnic-racial diversity, of a public school of the municipal network of João Pessoa/PB, delimiting as specific objectives: defining as specific objectives: to identify concepts and practices of teachers about discrimination and ethnic-racial prejudice; to map the training of teachers to act on the theme and to characterize teachers' conceptions about what they consider important for the improvement of the work with the theme for ethnic-racial relations in school. The research found a theoretical contribution in the following authors: Munanga (2003), Gomes (2002), Lima and Vala (2004), Lopes (2005), Silva (2005), Fernandes (2008) and Chagas (2017); in addition, it was based on Law 10.639/2003, Law No 9.394/1996, Resolution CNE/CP No 1/2004, Resolution CNE/CEB No 7/2010, and Law No 12.288/2010. It was developed through a qualitative approach, with semi-structured interviews. The result of the analysis shows that the teachers dominate some central concepts, they report that the knowledge acquired in the field was given in function of their personal searches, and they state as an important aspect that the textbooks approach the theme. It is concluded, therefore, that it is extremely important that the school promote debates not only with the student body, but also with the teaching staff about the subject matter. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-09T12:23:36Z No. of bitstreams: 1 VBFG20072018.pdf: 734627 bytes, checksum: 560ac160be48fe3ced973359cfe93513 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-09T12:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VBFG20072018.pdf: 734627 bytes, checksum: 560ac160be48fe3ced973359cfe93513 (MD5) Previous issue date: 2018-06-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Política educacional | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade étnico-racial | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.title | Práticas pedagógicas para a diversidade étnico-racial: perspectivas de professores de uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa-PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Elzanir dos | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo central analisar concepções e práticas de professores, no campo da diversidade étnico-racial, de uma escola pública da rede municipal de João Pessoa/PB, delimitando como objetivos específicos: identificar conceitos e práticas dos professores acerca da discriminação e preconceito étnico-racial; mapear a formação dos professores para atuar com a temática e caracterizar concepções de docentes acerca do que consideram importante para a melhoria do trabalho com a temática para as relações étnico-raciais na escola. A pesquisa encontrou aporte teórico nos seguintes autores: Munanga (2003), Gomes (2002), Lima e Vala (2004), Lopes (2005), Silva (2005), Fernandes (2008) e Chagas (2017); além disso, baseou-se na Lei 10.639/2003, Lei no 9.394/1996, Resolução CNE/CP No 1/ 2004, Resolução CNE/CEB No 7 /2010, e na Lei No 12.288/ 2010. Desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada. O resultado da análise aponta que os professores dominam alguns conceitos centrais, relatam que os conhecimentos adquiridos no campo se deram em função de suas buscas pessoais, e enunciam como aspecto importante que os livros didáticos abordem a temática. Conclui-se, portanto, que é de extrema importância que a escola promova debates não só com o corpo discente, mas igualmente, com o corpo docente acerca da temática. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VBFG20072018.pdf | 717,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
