Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11963
Tipo: Dissertação
Título: A construção discursiva de si: Luís da Câmara Cascudo e a produção de uma trajetória intelectual (1968-1972)
Autor(es): Maciel, Raquel Silva
Primeiro Orientador: Fernandes, Telma Dias
Resumo: Esta pesquisa visa problematizar a trajetória intelectual de Luís da Câmara Cascudo por meio de suas práticas de escrita memorialísticas (1968-1972). A problematização das fontes dá-se em diálogo com a História Cultural, visando percorrer os vestígios deixados por Câmara Cascudo enquanto intelectual, as apropriações que fez de suas leituras para a construção de sua identidade enquanto letrado. Objetivamos discutir a escrita de suas memórias, considerando o momento dos registros e suas historicidades, estabelecendo a discussão em torno de sua formação acadêmica e das reminiscências de uma vida dedicada ao magistério, da atuação enquanto historiador e sua inserção no debate em torno da cultura popular a partir das experiências que constrói no espaço sertanejo, da dualidade intelectual que perpassa tais reflexões e dos silenciamentos e recorrências que utiliza como táticas de escrita nas autobiografias. Tal estudo parte da análise de fontes autobiográficas O tempo e eu (1968), Gente viva (1970), Na ronda do tempo (1971) e Ontem (1972), que registram suas memórias. Usamos ainda periódicos norte-rio-grandenses A República, Diário de Natal e Tribuna do Norte, além de depoimentos. Em termos teórico-metodológicos a pesquisa se constitui a partir de uma análise discursiva considerando a relação entre história e memória a partir de Halbwachs (1990) e a conceituação em torno da memória coletiva, Catroga (2001/2015) a partir das reflexões acerca do processo de recordação de memórias e Orlandi (2011) fundamentando a interpretação dos silenciamentos na escrita autobiográfica de Câmara Cascudo. O estudo é histórico e interdisciplinar, uma vez que estabelece uma conexão com áreas como a Literatura relacionando-se com uma vertente da história que possibilita o diálogo com outros campos do saber bem como estabelece uma análise da relação com o passado por meio da investigação das memórias, lacunas e dos silêncios dos sujeitos históricos.
Abstract: This research aims to problematize the intellectual trajectory of Luís da Câmara Cascudo through his practices of memorialistic writing (1968-1972). The problematization of the sources occurs in dialogue with Cultural History, aiming to traverse the vestiges left by Câmara Cascudo as intellectual, the appropriations that made of its readings for the construction of its identity as literate. We aim to discuss the writing of his memoirs, considering the moment of the registers and their historicities, establishing the discussion around his academic formation and the reminiscences of a life dedicated to the teaching profession, as a historian and his insertion in the debate around popular culture From the experiences he builds in the backwoodspace of the intellectual duality that permeates such reflections and the silencing and recurrence that he uses as writing tactics in autobiographies. Such a study starts from the analysis of autobiographical sources O Tempo e Eu (1968), Gente viva (1970), Na ronda do tempo (1971) and Ontem (1972), that record their memories. We also used periodicals from Rio Grande do Norte to A República, Diário de Natal e Tribuna do Norte, as well as testimonials. In theoretical-methodological terms, the research is constituted from a discursive analysis considering the relation between history and memory from Halbwachs (1990) and the conceptualization around the collective memory, Catroga (2001/2015) from the reflections about the memory recall process and Orlandi (2011) grounding the interpretation of the silencings in the autobiographical writing of Câmara Cascudo. The study is historical and interdisciplinary, since it establishes a connection with areas such as Literature relating to a strand of history that enables the dialogue with other fields of knowledge as well as establishing an analysis of the relation with the past through the investigation of the memories, gaps and the silences of historical subjects.
Palavras-chave: Câmara Cascudo
Autobiografia
Trajetória intelectual
Memória
Câmara Cascudo
Autobiography
Intellectual history
Memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11963
Data do documento: 3-Mai-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons