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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Habilidades auditivas de escolares com E sem transtorno de leitura
metadata.dc.creator: Moureira Neta, Ivanilde Carlos Tarquino
metadata.dc.contributor.advisor1: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta dois estudos. O primeiro teve por objetivo analisar as habilidades auditivas de escolares com e sem transtorno de leitura. Participaram deste estudo 44 escolares, de ambos os sexos entre 9 e 11 anos de idades. Todos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental. Distribuídos em dois grupos: grupo clínico e grupo controle. Todos os participantes passaram pela avaliação de leitura de palavras isoladas e da técnica de Cloze. Posteriormente realizaram exames audiológicos e em seguida os testes que avaliam as habilidades auditivas (testes de localização, teste dicótico de dígitos, teste de inteligibilidade de fala pediátrica, teste de padrões sequenciais de frequência e teste de detecção de intervalos aleatórios). Sobre os resultados destaca-se um melhor desempenho do grupo controle em relação ao grupo clínico e a correlação entre as habilidades de leitura e as habilidades de integração binaural e resolução temporal. Esse resultado aponta para a importância dos testes de processamento auditivo comporem os protocolos utilizados para avaliação dos transtornos de leitura. Conclui-se que a inserção dos testes de processamento auditivo central na avaliação de crianças com dificuldades de leitura é essencial para contribuição de uma avaliação minuciosa, o que norteará a intervenção terapêutica. O segundo artigo teve como objetivo investigar a relação da leitura de palavras e compreensão de leitura em crianças de 9 a 11 anos de escolas públicas. Participaram deste estudo 77 crianças de ambos os sexos entre 9 e 11 anos de idades. Todos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental. Todos os participantes passaram pela avaliação de decodificação e compreensão de leitura (leitura de palavras isoladas e da técnica de Cloze). Através dos testes utilizados para a investigação sobre a decodificação (Teste LPI) e compreensão de leitura (Técnica de Cloze) conclui-se que a capacidade de leitura de palavras é indispensável para que o indivíduo apresente um bom desempenho na compreensão de leitura.
Abstract: The present work presents two studies. The first one had the objective to analyze the auditory abilities of students with and without reading disorder. 44 schoolchildren of both sexes between 9 and 11 years old participated in this study. All enrolled in grades 4 and 5 of elementary school. Distributed in two groups: clinical group and control group. All the participants underwent the evaluation of reading of isolated words and the Cloze technique. After, they performed audiological tests and then tests that evaluate hearing abilities (localization tests, dichotic digit test, pediatric speech intelligibility test, sequential frequency pattern test and random interval detection test). The results showed a better performance of the control group in relation to the clinical group and the correlation between the reading abilities and the abilities of binaural integration and temporal resolution. This result points to the importance of auditory processing tests to compose the protocols used to evaluate the reading disorders. It is concluded that the insertion of central auditory processing tests in the evaluation of children with reading difficulties is essential for the contribution of a thorough evaluation, which will guide the therapeutic intervention. The second paper had as objective to investigate the relationship of reading of words and reading comprehension in children from 9 to 11 years old of public schools. 77 children of both sexes between 9 and 11 years old participated in this study. All enrolled in grades 4 and 5 of elementary school. All participants underwent evaluation of decoding and reading comprehension (reading of isolated words and the Cloze technique). Through the tests used for research about the decoding (LPI Test) and reading comprehension (Cloze Technique) it is concluded that the ability of reading words is indispensable for the individual to perform well in reading comprehension.
Keywords: Percepção auditiva
Leitura
Transtorno de leitura
Audição
Crianças
Auditory perception
Reading
Reading disorder
Hearing
Children
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11983
Issue Date: 9-Mar-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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