Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12001
metadata.dc.type: TCC
Title: Participação das docentes no curso de ciências contábeis: uma análise à luz da teoria de Bourdieu
metadata.dc.creator: Miranda, Fernanda Borges de
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Edmery Tavares
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a participação das docentes no curso de Ciências Contábeis ofertados no Brasil, à luz da Teoria de Bourdieu. Para consecução do objetivo foram enviados questionários por meio do google docs. A amostra da pesquisa é composta por 82 respondentes de diversas regiões do Brasil. O questionário continha 19 questões distribuídas em três partes: i) perfil das docentes; ii) experiência profissional e iii) averiguar a ocorrência de violência simbólica. Quanto ao método, foi realizado uma análise descritiva dos dados. No que tange ao perfil das docentes no curso de Ciências Contábeis, foi verificado que apesar da maioria das respondentes terem filhos, esse é um perfil que vem mudando entre as respondentes na faixa etária entre 21 e 30 anos. Quanto a experiência profissional das docentes, 52,4% afirmaram nunca ter assumido cargos de chefia e 65,9% atualmente não ocupam cargos de liderança. Com relação ao ambiente de atuação, 25,6% afirmaram ter precisado mudar de comportamento para serem aceitas no ambiente de trabalho e 23,2% tiveram suas capacidades intelectuais questionadas por colegas e alunos homens pelo fato de ser mulher. A pesquisa contribui no contexto social ao revelar evidências de violência simbólica na atuação docente em cursos de ciências contábeis, no âmbito acadêmico demanda-se maior discussão e pesquisa sobre a temática e no ambiente profissional, pode-se por meio de comissões de classe realizar atividades de conscientização sobre as relações de trabalho das mulheres no mercado contábil.
Abstract: This research aimed to analyze the participation of teachers in the course of Accounting Sciences offered in Brazil, in the light of Bourdieu 's Theory. To achieve the goal, questionnaires were sent through google docs. The survey sample is composed of 82 respondents from different regions of Brazil. The questionnaire contained 19 questions distributed in three parts: i) the profile of the teachers; ii) professional experience and iii) to investigate the occurrence of symbolic violence. As for the method, a descriptive analysis of the data was performed. Regarding the profile of the teachers in the course of Accounting Sciences, it was verified that although the majority of the respondents have children, this is a profile that is changing among the respondents in the age range between 21 and 30 years. Regarding the professional experience of teachers, 52.4% said they had never taken leadership positions and 65.9% did not currently hold leadership positions. Regarding the working environment, 25.6% stated that they needed to change their behavior to be accepted in the work environment and 23.2% had their intellectual abilities questioned by colleagues and male students because they were women. The research contributes in the social context by revealing evidence of symbolic violence in the teaching performance in accounting sciences courses, in the academic scope it is demanded more discussion and research on the thematic and in the professional environment, it is possible through class commissions to carry out activities awareness about the labor relations of women in the accounting market.
Keywords: Contabilidade
Profissional contábil
Mercado de trabalho
Estudo de gênero
Pierre Bourdieu
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Finanças e Contabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12001
Issue Date: 4-Jun-2018
Appears in Collections:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FBM11102018.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons