Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12016
Tipo: TCC
Título: Relações interpessoais na administração do Shopping Mangabeira: causas de conflitos e suas práticas de administração
Autor(es): Silva, Suênia Duarte
Primeiro Orientador: Zago, Célia Cristina
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem por objetivo analisar como se dão as relações interpessoais no ambiente de trabalho de uma organização, levando em consideração os aspectos emocionais dos colaboradores, diferenças de comportamentos entre eles, o papel da empresa na redução de conflitos, estabelecimento de práticas de prevenção de conflitos na organização, dentre outros fatores. O trabalho tem como objeto de estudo o ambiente da administração do Shopping Mangabeira, e para satisfazer os objetivos desse trabalho foi elaborado questionário, aplicado com 10 colaboradores da empresa. Os resultados de tais questionários foram coletados e analisados e, a partir deles, foi possível estabelecer as principais causas de conflitos na organização, bem como a forma como tais causas afetam nas relações interpessoais. A análise dos dados coletados foi desenvolvida utilizando-se a análise de conteúdo definida por Bardin, técnica que consiste no desmembramento dos dados coletados em categorias. Assim, por meio dessa categorização foi possível organizar de forma mais sistemática as informações obtidas com o uso do questionário, sempre estabelecendo uma conexão entre o que foi observado através deles com o que é observado no dia a dia pela autora desse trabalho. Esses resultados mostraram que a empresa se encontra com suas relações interpessoais estabilizadas em nível bom de saúde, porém existem pequenos desapontamentos entre os colaboradores, mostrou ainda que não existe práticas de administração de conflitos na organização e que as relações são distantes entre algumas pessoas da organização.
Abstract: The purpose of this paper is to analyze how the interpersonal relationships in the work environment of an organization take place, taking into account the emotional aspects of employees, differences in behavior among them, the role of the company in conflict reduction, prevention of conflicts in the organization, among other factors. The objective of this work is to study the Mangabeira shopping mall environment, and to meet the objectives of this work, a questionnaire was developed, applied with 10 company employees. The results of these questionnaires were collected and analyzed and, from them, it was possible to establish the main causes of conflicts in the organization, as well as the way these causes affect interpersonal relations. The analysis of the collected data was developed using the content analysis defined by Bardin, a technique that consists in the separation of data collected into categories. Thus, through this categorization, it was possible to organize in a more systematic way the information obtained with the use of the questionnaire, always establishing a connection between what was observed through them and what is observed in the day by day by the author of this work. These results showed that the company finds its interpersonal relations stabilized in good health, but there are small disappointments among employees, it also showed that there is no conflict management practices in the organization and that the relationships are distant among some people in the organization .
Palavras-chave: Relações interpessoais
Práticas de prevenção
Shopping Mangabeira
Análise de conteúdo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12016
Data do documento: 30-Mai-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SDS11102018.pdf951,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.