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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12017| Tipo: | TCC |
| Título: | Programas de estágio e trainee como forma de inserção no mercado de trabalho para alunos de administração |
| Autor(es): | Souza, Elaine Viturino de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Lucimeiry Batista da |
| Resumo: | Os programas de inserção já fazem parte da concepção acadêmica de muitos estudantes como o meio de ingressar no mercado de trabalho. Alguns cursos de formação superior, como o de Administração, incentivam que seus alunos busquem esta forma de complementação do aprendizado. As ofertas são cada vez mais comuns quando se fala de oportunidades de estágio, diferente das ofertas de trainee, esses mais escassos e concorridos, a diferença entre ambos consiste nas características estruturais de cada uma, mesmo tendo raízes parecidas, possuem posturas diferentes junto ao mercado, principalmente em relação à remuneração, carreira e competências. Com o intuito de evidenciar as relações existentes entre a origem socioeconômica e conquista de uma dessas vagas, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo. Para a análise qualitativa foram realizadas entrevistas com dez trainees de uma organização, a parte quantitativa ocorreu por meio de um questionário online direcionado a estagiários e trainees. Trazendo maior visibilidade desse tema para a comunidade acadêmica, é possível que esta pesquisa contribua para abrir mais espaço na discussão do impacto socioeconômico no desenvolvimento da carreira. Foi identificado que a estrutura social dos participantes dos programas de trainee é superior à dos estagiários, bem como a ocupação das vagas. Todavia ambos os programas se mostraram efetivos no que diz respeito à inserção dos estudantes de graduação no mercado de trabalho. |
| Abstract: | Placement programs are already part of the academic conception of many students as the means to enter the job market. Some higher education courses, such as Administration, encourage your students to seek this form of learning complementation. The offers are more and more common when it comes to internship opportunities, different from the trainee offers, those that are more scarce and more competitive, the difference between them consists of the structural characteristics of each one, even though they have similar roots, they have different positions in the market , especially in relation to remuneration, career and skills. In order to highlight the relationship between socioeconomic origin and the achievement of one of these vacancies, a qualitative and quantitative research was carried out. For the qualitative analysis, interviews were carried out with ten trainees of an organization, the quantitative part occurred through an online questionnaire directed to trainees and trainees. Bringing greater visibility of this topic to the academic community, it is possible that this research contributes to open more space in the discussion of the socioeconomic impact on career development. It was identified that the social structure of participants in trainee programs is superior to that of trainees, as well as occupation of vacancies. However, both programs have been effective in terms of the inclusion of undergraduate students in the labor market. |
| Palavras-chave: | Programa Trainee Estágio Inserção no mercado de trabalho |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12017 |
| Data do documento: | 24-Mai-2018 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
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