Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Amanda Nery Rosemiro da-
dc.date.accessioned2018-10-12T00:29:33Z-
dc.date.available2018-05-28-
dc.date.available2018-10-12T00:29:33Z-
dc.date.issued2018-05-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12021-
dc.description.abstractGiven the speed with which information is currently being disseminated, news about corruption, scandals and corporate fraud is being transmitted at all times. As a result of the crisis of values ​​that has taken hold in Brazil, society increasingly takes on an ethical positioning of organizations. However, how do we expect managers to assume an ethical position in the exercise of their profession, if in their professional formation this behavior is often left out? It is based on this reflection that this study was carried out, seeking to analyze what the UFPB Administration students understand by ethics, consider themselves to be an important theme in their formation and how much this knowledge influences their behavior. The theoretical basis dealt with the conceptualization of ethics and moral and Behavioral Ethics. To reach the objective of the research, a survey was carried out by means of a questionnaire with 104 undergraduate students, between the 5th period and the final ones. A quantitative analysis of the obtained data was performed, where the results showed an inconsistency between the beliefs and the students' attitudes. The article proposes a reflection on how the teaching of ethics is being considered within the university, and how damaging it can be for the formation of the future administrators this inconsistency between their decisions and their actions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-10-12T00:29:33Z No. of bitstreams: 1 ANRS11102018.pdf: 657497 bytes, checksum: d2f947617157c68f54f800b6696fbfb0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-12T00:29:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANRS11102018.pdf: 657497 bytes, checksum: d2f947617157c68f54f800b6696fbfb0 (MD5) Previous issue date: 2018-05-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectComportamento éticopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectFormação do administradorpt_BR
dc.titleA ética para os estudantes do curso de Administração da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lucimeiry Batista da-
dc.description.resumoDiante da rapidez com que as informações são propagadas atualmente, a todo instante são transmitidas notícias sobre corrupção, escândalos e fraudes corporativas, como resultado da crise de valores que se instalou no Brasil cada vez mais a sociedade cobra um posicionamento ético das organizações. Porém, como esperar que os gestores assumam uma posição ética no exercício da sua profissão, se na sua formação profissional esse comportamento muitas vezes é deixado de lado? É baseado nessa reflexão que este estudo foi realizado, buscando analisar o que os estudantes de Administração da UFPB entendem por ética, se consideram tratar-se de uma temática importante na sua formação e o quanto esse conhecimento influencia no seu comportamento. A base teórica tratou sobre a conceituação de ética e moral e da Ética Comportamental. Para se atingir o objetivo da pesquisa, foi realizado um levantamento por meio de questionário com 104 estudantes da graduação, entre o 5º período e os concluintes. Foi realizada uma análise quantitativa dos dados obtidos, onde os resultados demonstraram inconsistência entre as crenças e as atitudes dos alunos. O artigo propõe uma reflexão sobre como o ensino da ética está sendo encarado dentro da universidade, e quão danoso pode ser para a formação dos futuros administradores essa inconsistência entre as suas decisões e suas ações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANRS11102018.pdf642,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.