Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12021
Tipo: TCC
Título: A ética para os estudantes do curso de Administração da UFPB
Autor(es): Silva, Amanda Nery Rosemiro da
Primeiro Orientador: Silva, Lucimeiry Batista da
Resumo: Diante da rapidez com que as informações são propagadas atualmente, a todo instante são transmitidas notícias sobre corrupção, escândalos e fraudes corporativas, como resultado da crise de valores que se instalou no Brasil cada vez mais a sociedade cobra um posicionamento ético das organizações. Porém, como esperar que os gestores assumam uma posição ética no exercício da sua profissão, se na sua formação profissional esse comportamento muitas vezes é deixado de lado? É baseado nessa reflexão que este estudo foi realizado, buscando analisar o que os estudantes de Administração da UFPB entendem por ética, se consideram tratar-se de uma temática importante na sua formação e o quanto esse conhecimento influencia no seu comportamento. A base teórica tratou sobre a conceituação de ética e moral e da Ética Comportamental. Para se atingir o objetivo da pesquisa, foi realizado um levantamento por meio de questionário com 104 estudantes da graduação, entre o 5º período e os concluintes. Foi realizada uma análise quantitativa dos dados obtidos, onde os resultados demonstraram inconsistência entre as crenças e as atitudes dos alunos. O artigo propõe uma reflexão sobre como o ensino da ética está sendo encarado dentro da universidade, e quão danoso pode ser para a formação dos futuros administradores essa inconsistência entre as suas decisões e suas ações.
Abstract: Given the speed with which information is currently being disseminated, news about corruption, scandals and corporate fraud is being transmitted at all times. As a result of the crisis of values ​​that has taken hold in Brazil, society increasingly takes on an ethical positioning of organizations. However, how do we expect managers to assume an ethical position in the exercise of their profession, if in their professional formation this behavior is often left out? It is based on this reflection that this study was carried out, seeking to analyze what the UFPB Administration students understand by ethics, consider themselves to be an important theme in their formation and how much this knowledge influences their behavior. The theoretical basis dealt with the conceptualization of ethics and moral and Behavioral Ethics. To reach the objective of the research, a survey was carried out by means of a questionnaire with 104 undergraduate students, between the 5th period and the final ones. A quantitative analysis of the obtained data was performed, where the results showed an inconsistency between the beliefs and the students' attitudes. The article proposes a reflection on how the teaching of ethics is being considered within the university, and how damaging it can be for the formation of the future administrators this inconsistency between their decisions and their actions.
Palavras-chave: Ética
Comportamento ético
Administração
Formação do administrador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12021
Data do documento: 22-Mai-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANRS11102018.pdf642,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.