Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCipriano, Luis Carlos-
dc.date.accessioned2018-10-15T20:56:18Z-
dc.date.available2018-10-15-
dc.date.available2018-10-15T20:56:18Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12041-
dc.description.abstractThis work had as general objective to understand for which reason the teachers of the Fundamental Teaching, same being knowing of the meaning and of the applicability of the expression Class Activity, they didn't get or they get to enter in consensus in his use. As specific objective, we intended: to understand the proximity among the linguistic meaning (proper concept of the sign, in other words, the idea that certain expression is had) and his perlocutionary act, while act of speech. For accomplishment of those objectives, we are based on the perspective of qualitative research and documental research; as well we resorted to the following methodological procedures: Literature review (theoretical assumptions of Structuralist Linguistics, Functionalist Linguistics and Philosophy of Language), documentary analysis and semi-structured interview. The results demonstrate that the meaning of the expression activity class is something known by all interviewees. However, from the moment that same expression becomes usual, the understandings are involved by factors external to the meaning, provoking, like this, perlocutionary acts. In that case, the usability can be distorted from what has been treated as meaning of the expression. In terms of final considerations, we highlight the fact that perlocutionary acts are materialized in the itinerary among the meaning while thought and the proferimento of the expression already in the action. With him, it is possible to already understand the reason of the divergences in the use of words known and worked by certain groups. Not that this possibility is taken as a single truth, but rather a probability in this context of study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-10-15T20:56:18Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1140376 bytes, checksum: 364c074151049bb1f3c960039505b728 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-15T20:56:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1140376 bytes, checksum: 364c074151049bb1f3c960039505b728 (MD5) Previous issue date: 2017-06-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSignificado linguísticopt_BR
dc.subjectAto perlocucionáriopt_BR
dc.subjectAula atividadept_BR
dc.subjectLanguage meaningpt_BR
dc.subjectPerlocutionary actpt_BR
dc.subjectActivity classpt_BR
dc.titleO ato perlocucionário no significado da expressão aula atividade de professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Denílson Pereira de-
dc.contributor.advisor1Lattes526938088480pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837059809636679pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral compreender por qual motivo os professores do Ensino Fundamental, mesmo sendo conhecedores do significado e da aplicabilidade da expressão Aula atividade, não conseguiram ou conseguem entrar em consenso na sua utilização, tendo em vista que a aula atividade é parte complementar da carga horária do professor da educação básica. E sendo esta hora destinada a formação, planejamento e preparação de aula dos professores, assim surgiu esse estudo que auxiliará na formação dos educadores quando eles discutirem acerca do assunto, pois, poderão compreender melhor a dificuldade de entendimento de todos seus pares no diálogo sobre a expressão aula atividade. Como objetivo específico, pretendemos: compreender a proximidade entre o significado linguístico (conceito próprio do signo, ou seja, a ideia que se tem de determinada expressão) e o seu ato perlocucionário, enquanto ato de fala. Para realização desses objetivos, alicerçamo-nos na perspectiva da pesquisa qualitativa e da pesquisa documental, bem como recorremos aos seguintes procedimentos metodológicos: revisão de literatura (pressupostos teóricos da Linguística Estruturalista, da Linguística Funcionalista e da Filosofia da Linguagem), análise documental e entrevista semiestruturada. Os resultados demonstram que o significado da expressão aula atividade é algo conhecido por todos os entrevistados. Entretanto, a partir do momento em que essa mesma expressão se torna usual, os entendimentos são envolvidos por fatores externos ao significado, provocando, assim, os atos perlocucionários. Nesse caso, a usabilidade pode ser distorcida daquilo que foi tratado como significado da expressão. Em termos de considerações finais, ressaltamos o fato de os atos perlocucionários serem materializados no trajeto entre o significado enquanto pensamento e o proferimento da expressão já na ação. Com ele, é possível entender o porquê das divergências na utilização de palavras já conhecidas e acionadas por determinados grupos. Acrescentamos que esse trabalho contribuirá de forma prática a partir dos dados colhidos nas entrevistas com professores e gestores da educação básica, pois ao analisar trechos das respostas acerca dos questionamentos a compreensão e aplicabilidade da expressão aula atividade foi possível entender nossa indagação inicial, não que essa possibilidade seja tida como verdade única, mas uma probabilidade nesse contexto de estudo. Ao final propomos que os diálogos surgentes em próximas reuniões entre os educadores e gestores do ensino básico tornem – se uma formação onde a escuta e a troca mais ampla de ideias acerca de determinadas expressões não tão usuais sejam ampliadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.