Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeireles, Ully Barbosa-
dc.date.accessioned2018-10-17T12:00:46Z-
dc.date.available2018-10-17-
dc.date.available2018-10-17T12:00:46Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12056-
dc.description.abstractGestures and speech are an integrated blend of the same form of production, which means that it is a concomitant event. In view of this, our work aims at a relationship between the pantomimetic gesture and a language problem in the process of linguistic consultation of a child with hearing impairment. In this way, we trollemos the arcological tendes the overseasings, the typologies gestual proposal by (KENDON, 1982), the typologies advance focus in the pantomímicos gestures - abstract expressions, linked to the prosodico-vocal typology brought by (BARROS, 2012). For this study, we have as premise or interactionist bias. The interaction of the child with the adult is of paramount importance to the baggage of language. (BRUNER, 1990) considers as the main speaker the mother's interaction as a major influencer in the process of language acquisition. To prove, this is a process that facilitates speech acquisition, presenting data from a child with an age group between six months and six months of life. Through the analysis of these data - naturalistic and longitudinal - he adopted the mode of analysis through the proposal of ÁVILA NOBREGA 2010, which proposes the Multimodal Envelope, that is, a concomitant combination of elements of mother-baby dialogue - look, gesture, facial expression and vocal production. Allowing mapping, results and continuities for a non- continuous gestural-vocal search.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-17T12:00:46Z No. of bitstreams: 1 UBM17102018.pdf: 1996121 bytes, checksum: 4539db85172ba5124fe24cea6b75b9cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-17T12:00:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UBM17102018.pdf: 1996121 bytes, checksum: 4539db85172ba5124fe24cea6b75b9cc (MD5) Previous issue date: 2018-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectPantomimapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO uso das pantomimas em criança surda pré e pós implante coclear no processo de aquisição da linguagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.description.resumoOs gestos e a fala são elementos integrados de uma mesma matriz de produção, o que significa dizer que acontecem de forma concomitante. Diante disto, nosso trabalho tem como objetivo discutir a relação entre o gesto pantomímico e a aquisição da linguagem diante do processo aquisicional da linguagem de uma criança surda. Desse modo, traremos como arcabouço teórico para essas contribuições, as tipologias gestuais proposta por (KENDON, 1982), dentro dessas tipologias iremos focar nos gestos pantomímicos – expressões abstratas, atrelados a tipologia prosódico-vocal trazida por (BARROS,2012). Para este estudo, temos como premissa o viés interacionista. A interação da criança com o adulto é de suma importância para a aquisição da linguagem. (BRUNER, 1990) considera como locutor principal dessa interação a mãe, como uma grande influenciadora no processo de aquisição da linguagem. Para comprovarmos esta sincronia facilitadora no processo do adquirir da fala, apresentaremos dados de uma criança com a faixa etária entre os seis meses aos trinta e seis meses de vida. Através da análise desses dados – naturalísticos e longitudinais, adotamos o modo de análise através da proposta de (ÁVILA NOBREGA, 2010), que propõe o Envelope Multimodal, isto é, a mescla concomitante de elementos da dialogia mãe-bebê – olhar, gesto, expressão facial e produção vocal. Permitindo mapear, fornecer resultados e continuidade para as pesquisas no contínuo gestuo-vocal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UBM17102018.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.