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metadata.dc.type: TCC
Title: Habilidades sociais dos discentes: atuação psicopedagógica na instituição escolar
metadata.dc.creator: Nascimento, Nathália Raquel Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, Patrícia Nunes da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a atuação do psicopedagogo escolar no desenvolvimento das habilidades sociais dos discentes. Participaram 32 discentes de uma escola pública da cidade de João Pessoa (PB) que cursavam o 4o ano (54,8%) e 5o ano (45,2%). A média de idade foi de 10,32 anos (DP = 0,74; amplitude 9 e 13 anos) e a maioria era do sexo masculino (58,1%). Utilizou-se o Teste de Habilidades Sociais para Crianças Adolescentes em Fase Escolar, um questionário sociodemográfico e 18 atividades que promoviam o desenvolvimento das Habilidades Sociais. Os resultados demonstraram, na etapa da avaliação, que os participantes apresentaram pontuações muito baixa na habilidade de Civilidade e Altruísmo, baixa na de Conversação e Desenvoltura Social e de Assertividade com enfrentamento, e muito baixa no fator geral das Habilidades Sociais. Após a intervenção, os discentes evidenciaram na reavaliação mudanças positivas no repertório de Habilidades Sociais, especialmente nas de Conversação e Desenvoltura Social e de Assertividade com enfrentamento visto que obtiveram uma pontuação muito alta. Conclui-seque as atividades psicopedagógicas direcionadas para o desenvolvimento das habilidades sociais foram efetivas, bem como a necessidade de um trabalho regular direcionado para o crescimento do repertório de habilidades em discentes e docentes a fim de promover interações mais harmônicas entre os atores do contexto escolar. Ademais, o trabalho ainda aponta possibilidade de atuação do psicopedagogo na escola.
Abstract: The objective of this work is to demonstrate the performance of the school psychologist in the development of students' social skills. Participants were 32 students from a public school in the city of João Pessoa (PB) enrolled in the 4th year (54.8%) and in the 5th year (45.2%). The mean age was 10.32 years (SD = 0.74, range 9 and 13 years) and the majority were male (58.1%). A social- demographic questionnaire and 18 activities that promoted the development of social skills were used. The results showed that the participants presented very low scores in the ability of Civility and Altruism, low in Conversation and Social Development and Assertiveness with coping, and very low in the general factor of Social Skills. After the intervention, the students showed in the reevaluation positive changes in the repertoire of Social Skills, especially those in Conversation and Social Development and Assertiveness with coping since they obtained a very high score. It was concluded that the psychopedagogical activities directed to the development of social skills were effective, as well as the need for a regular work directed to the growth of the repertoire of skills in students and teachers in order to promote more harmonic interactions between the actors of the school context. In addition, the work still points out the possibility of psycho-pedagogical activity in the school.
Keywords: Habilidades sociais
Psicopedagogia
Contexto escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12073
Issue Date: 12-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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