Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12074
Tipo: | TCC |
Título: | A relação entre o engajamento escolar e as forças de caráter |
Autor(es): | Silva, Mirela Carla da |
Primeiro Orientador: | Fonsêca, Patrícia Nunes da |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo verificar o padrão de relação linear entre o engajamento escolar com as forças de caráter em adolescentes. Para tal, contou-se com uma amostra de conveniência (não-probabilística) composta por 233 estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, com idade média de 15,10 anos (DP= 1,46), sendo 51,1% do sexo feminino e 53,2% de escolas públicas da cidade de João Pessoa/PB. Esses responderam a Escala de Forças de Caráter, a Escala de Engajamento Escolar e o Questionário Sociodemográfico. Foi utilizado o software estatístico SPSS em sua versão 21, para a realização de análises de correlação r de Pearson, seguido de análises do teste t. Os resultados demonstraram que as 24 forças apresentaram correlação positiva e significativa com o engajamento escolar (dedicação, vigor, absorção e fator geral), sobretudo as forças de gratidão, curiosidade e modéstia por apresentarem maiores pontuações. As análises do teste t indicaram que o engajamento escolar é influenciado pela escola, diferente do que aconteceu com o sexo. De modo específico, os resultados revelaram que os estudantes de instituições públicas de ensino são mais engajados na escola do que os de particulares. Quando ao sexo, não houve diferença estatisticamente significativa entre meninos e meninas com relação ao engajamento escolar. Em síntese, percebe-se a importância das forças de caráter no desenvolvimento do engajamento escolar, sobretudo na valorização dos aspectos positivos do ser humano, na promoção de uma aprendizagem mais prazerosa e na prevenção de problemas acadêmicos e sociais. |
Abstract: | The present study aimed to verify the pattern of linear relationship between the character strengths and school engagement in adolescents. A non-probabilistic convenience sample consisted of 233 elementary and middle school students, with a mean age of 15.10 years (SD = 1.46), being 51.1% of the sex and 53.2% of public schools in the city of João Pessoa / PB. These answered the Character Strengths Scale, the School Engagement Scale, and the Sociodemographic Questionnaire. SPSS statistical software was used to perform Pearson correlation analyzes, followed by t-test analyzes. The results showed that the 24 forces showed positive and significant correlation with school engagement (dedication, vigor, absorption and general factor), especially the strengths of gratitude, curiosity and modesty for having higher scores. The t-test analyzes indicated that the nature of the educational institution predicts school engagement, unlike what happened with sex. In particular, the results showed that students in public educational institutions are more engaged in school than individuals. When sex, there was no statistically significant difference between boys and girls in relation to school engagement. In summary, the importance of the forces of character in the development of school engagement, especially in the valorization of the positive aspects of the human being, in the promotion of a more pleasant learning and in the prevention of academic and social problems, is noticed. |
Palavras-chave: | Engajamento escolar Forças de caráter Adolescência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12074 |
Data do documento: | 14-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCS18062018.pdf | 786,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.