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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12075
Tipo: | TCC |
Título: | A dança como elemento da qualidade de vida do idoso: uma perspectiva psicopedagógica |
Autor(es): | Leite, Mary da Silva |
Primeiro Orientador: | Lima, Norma Maria |
Resumo: | A dança é um movimento artístico que surgiu desde a fundação dos povos como meio de expressão corporal e emocional, sua prática proporciona qualidade de vida e longevidade. Trata-se de uma pesquisa de campo, estudo de natureza descritiva, que objetivou analisar como a dança de salão contribui para a qualidade de vida do idoso, especificamente, buscou observar como o idoso vivencia as aulas de dança, bem como, identificar como esta contribui para o envelhecimento saudável. Participaram da pesquisa cinco idosos com idade entre 60 e 74 anos, sendo três do sexo feminino e dois do sexo masculino. O instrumento utilizado foi uma entrevista com roteiro semiestruturado com sete questões abertas e quadro questões sobre dados sociodemográfico (sexo, idade, estado civil e tempo de dança). Os resultados obtidos através da análise qualitativa mostraram que a dança tem aceitação por partes dos idosos e traz boa qualidade de vida, estimulando várias áreas do corpo e do cérebro como cognitiva, social, perceptual, psicomotora, coordenação motora, noção espacial, raciocínio lógico. Assim, a Psicopedagogia assume, nesse aspecto, um espaço abrangente e significativo junto aos idosos nas escolas de dança mostrando que o processo de aprender e de ensinar faz parte da responsabilidade e da existência de cada um. Estes aspectos confirmam a necessidade de oportunidades da atuação psicopedagógica neste contexto para que se potencializem as habilidades cognitivas do idoso, se fazendo necessários estudos futuros de intervenções para melhorias na aprendizagem e qualidade de vida. |
Abstract: | Dance is an artistic movement that has emerged since the foundation of peoples as a means of corporal and emotional expression, its practice provides quality of life and longevity. The purpose of this study is to analyze how ballroom dancing contributes to the quality of life of the elderly, as well as to observe how the elderly experience dance classes and to identify how this contributes to healthy aging. Five elderly people, aged between 60 and 70 years old, participated in the study, being three female and two male. The instrument used was an interview with a semi-structured script constructed by the researcher with seven questions and sociodemographic data (gender, age, marital status and dance time). The results obtained through the qualitative analysis showed that the dance has positive acceptance by parts of the elderly and brings good quality of life. Stimulating various areas of the body and brain as cognitive, social, perceptual, psychomotor, motor coordination, spatial notion, logical reasoning. Thus, Psychopedagogy assumes in this aspect a comprehensive and significant space with the elderly in dance schools showing that the process of learning and teaching is part of the responsibility and existence of each one. These aspects confirm the need for psychopedagogical opportunities in this context in order to potentialize the cognitive abilities of the elderly, and aspire future studies of interventions for improvements in learning and quality of life. |
Palavras-chave: | Dança de salão Idoso Psicopedagogia Qualidade de vida |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12075 |
Data do documento: | 11-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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