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metadata.dc.type: TCC
Title: A CONCEPÇÃO E PRÁTICA DA LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO BREJO PARAIBANO
metadata.dc.creator: Ribeiro, Janaina Matias
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Magna Lúcia da
metadata.dc.contributor.advisor2: Cantalice, Jeanne Cristina Lapenda L.
metadata.dc.description.resumo: Sabemos que no ambiente escolar todas as disciplinas são construídas a partir da linguagem, embasada nas esferas da leitura, escrita, oralidade e escuta. Com isso, fica clara a necessidade de concepção e prática da leitura em todos os componentes curriculares. O que vemos, contudo, é a atribuição do ensino da teoria e prática da leitura prioritariamente para a disciplina da Língua Portuguesa.Silva (1998) nos lembra que o professor de Ciências é também um professor de leitura, ou seja, se caracteriza como função do mesmo promover oportunidades para que a prática de leitura seja exercida, e constitua parte da construção do conhecimento científico. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral conhecer conceitos e estratégias referentes à teoria e prática de leitura, utilizadas por professoras no processo de ensino-aprendizagem das Ciências Biológicas, a partir de um estudo de caso, numa escola do Brejo Paraibano. Para tanto, buscamos atender a três objetivos específicos, a saber: 1) apresentar os conceitos relacionados à teoria e prática de leitura, numa perspectiva linguística, abordando desde a visão cognitiva à sociointeracionista; 2) identificar a concepção e estratégias de leitura apresentadas pelos professores de Ciências e Biologia, a partir da sua formação acadêmica e prática de sala de aula; 3) discutir a aplicabilidade do conceito e das estratégias de leitura utilizadas pelos professores de biologia no processo de ensino-aprendizagem na escola foco da pesquisa. Para tanto, retomamos alguns estudos realizados sobre a temática, foco da nossa pesquisa, a fim de facilitar a compreensão e embasamento para a análise dos dados, representados aqui por Kleiman (1995;2002); Kato (1985); Solé (1998) e Silveira (2005), dentre outros pesquisadores da área. A investigação é caracterizada como estudo de caso, uma vez que a coleta de dados foi feita a partir da aplicação de um questionário, observações com anotações em sala de aula e uma entrevista comtrês professoras, responsáveis pela disciplina de Ciências e Biologia de uma escola do Brejo Paraibano. O processo de análise dos dados foi baseado na triangulação dos dados, no qual mais de um instrumento foi utilizado durante a pesquisa, para maior validação da mesma. A análise revela que a prática efetiva da leitura nas aulas das Ciências Biológicas apresenta resistências, dentre elas a associação da leitura como responsabilidade da disciplina de português, fazendo com que os docentes não vejam a necessidade de trabalhar tal temática. Podemos perceber também que as professores de Ciências e Biologia não foram preparadas durante a formação acadêmica para trabalhar a leitura em sala de aula, comprometendo assim a abordagem da mesma para a formação do aluno-leitor. Pensamos, portanto, que a formação continuada com vistas à prática da leitura poderia dar suporte a esse déficit, porém não é muito trabalhada. Com isso, fica clara a necessidade de reflexão dessa problemática para que se chegue a ações efetivas sobre planejamento e atuação escolar, visando oferecer ao aluno subsídios para a formação de um leitor proficiente, crítico e ativo na sociedade em que está inserido.
Abstract: It’s known that in the school environment all disciplines are built from the language, based on the spheres of reading, writing, listening and speaking skills. In this way, it is noticeable the need of preparation and practice of reading in all the curriculum components. What we see, however, is the attribution of the teaching of theory and practice of reading in priority for the discipline of the Portuguese language. Silva (1998) reminds us that the Science teacher is also a teacher of reading, in other words, is characterized as a function of the this teacher to promote opportunities for the reading practice to be exerted, and take part in the construction of the scientific knowledge. In this context, this research aimed to understand concepts and strategies related to the theory and practice of reading, used by teachers in the process of teaching - learning of Biological Sciences, from a case study in a school in the BrejoParaíbano. For that, we seek to meet three specific objectives , namely: 1) to introduce the concepts related to the theory and practice of reading, in a linguistic perspective, approaching from the cognitive to the sociointeractionist view, 2) to identify the conception and reading strategies presented by the Science and Biology teachers, from their academic training and experience in classroom; 3) to discuss the applicability of the concept and reading strategies used by biology teachers in the teaching -learning process in the school research focus. Therefore, we resumed some studies on the subject, focus of our research, to facilitate the understanding and basis for the analysis of data, represented here by Kleiman (1995, 2002), Kato (1985); Solé (1998) and Silveira (2005), among other researchers. The research is characterized as a case study, once the data collection was made from a questionnaire, observations with notes in the classroom and an interview with three teachers responsible for the disciplines of science and biology of a school the BrejoParaíbano. The process of data analysis was based on data triangulation, in which more than one instrument was used during the search for further validation of it. The analysis reveals that the actual practice of reading in class Biosciences presents resistances, among them the association of reading as responsibility of the discipline of Portuguese, so that teachers do not see the need of working this theme. We also realize that science and biology teachers were not prepared fin academy to work for reading in the classroom, thus jeopardizing the approach of reading for the formation of the student - reader. We therefore believe that the ongoing training aiming to the practice of reading could support this deficit, but it is not properly worked. With this, it is clear the need to reflect about this issue in order to reach the effective actions on planning and acting school , aiming to provide the student subsidies for the formation of a proficient reader, critic, and active in the society in which he operates.
Keywords: Leitura
Teoria
Prática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12077
Issue Date: 17-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

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