Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Maria Leticia de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T13:19:50Z | - |
dc.date.available | 2018-06-20 | - |
dc.date.available | 2018-10-18T13:19:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12079 | - |
dc.description.abstract | The present study aimed to verify the presence of attention deficit in university students and to correlate it with academic performance. The present study is characterized as a descriptive, quantitative research. The sample consisted of 76 university students, the majority being female (75%) and only 25% male, aged between 18 and 53 years (M = 24.32, SD = 8.473), three Humanities area. The instruments of Attention Concentration (AC) and Socio-demographic Questionnaire were used. Considering the data collected, the following results were obtained: the percentage that indicated the attention of the subjects below the average were Lower 2.6% and Lower Medium 11.8%, in the average when compared with others of the same schooling, was 47 , 4%, the other participants were above average; it was possible to perceive that 56.6% of the sample population had CRA between 7 and 8 and 32.9% with CRA between 9 and 10; the correlation between these results was not significant, with the significance level 0.029, and the relation of the variables was negative -0.218, where it can be verified that there is a weak relation between them. Therefore, one can understand the result because there was no significant factorial correlation between the variables, where a large part of the study population was within this average in the results, so no relationship was found between attention deficit and academic performance. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-18T13:19:50Z No. of bitstreams: 1 MLLA20062018.pdf: 763469 bytes, checksum: 16ade3083c00b47166f549f45207b21c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-18T13:19:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLLA20062018.pdf: 763469 bytes, checksum: 16ade3083c00b47166f549f45207b21c (MD5) Previous issue date: 2018-06-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Déficit de atenção | pt_BR |
dc.subject | Rendimento acadêmico | pt_BR |
dc.title | Estudo correlacional entre o déficit de atenção e rendimento acadêmico | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e | - |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivou analisar a relação entre o comprometimento da atenção e rendimento acadêmico, assim como verificar a presença do déficit de atenção em universitários e correlacioná-la com o rendimento acadêmico. Este se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e caráter transversal. Este teve como amostra constituinte 76 universitários, a maioria sendo do sexo feminino (75%) e apenas 25% do sexo masculino, com idade compreendendo entre 18 e 53 anos (M = 24,32; DP = 8,473), de três cursos da área de Humanas. Foram utilizados os instrumentos Teste de Atenção Concentrada (AC) e Questionário Sóciodemográfico. Diante dos dados coletados, obteve-se os seguintes resultados: o percentual que indicou a atenção dos sujeitos abaixo da média foram Inferior 2,6% e Médio Inferior 11,8%, na média quando comparado com outros de mesma escolaridade, foi de 47,4%, os demais participantes estiveram acima da média; foi possível perceber que 56,6% da população amostral esteve com CRA entre 7 e 8 e 32,9% com o CRA entre 9 e 10; a correlação entre estes resultados não foi significativa, com o índice de significância 0,029, e a relação das variáveis foi negativa -0,218, onde pode-se verificar que há uma relação fraca entre as mesmos. Logo, pode-se compreender o resultado por não haver uma correlação fatorial significativa entre as variáveis, onde grande parte população participante do estudo esteve dentro desta média nos resultados, assim não foram apresentadas relações entre o déficit atenção e o rendimento acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MLLA20062018.pdf | 745,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.