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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12090
Tipo: TCC
Título: Depressão e sua relação com satisfação acadêmica: construção de uma escala
Autor(es): Rodrigues, Lisiane Maria Dias
Primeiro Orientador: Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e
Resumo: A depressão tem sido alvo de muitos estudos e especificamente, nos dias atuais, apontada como a doença do século. O presente estudo objetivou compreender a relação entre a depressão e a satisfação acadêmica; Elaborar uma Escala de Rastreamento Sintomatológico Depressivo (ERSD); e Verificar quais sintomas são mais frequentes na população estudada. A amostra que constituiu a pesquisa foi de 500 universitários, compreendendo entre 18 a 50 anos de idade (M =5 8,05; DP = 17,33), dos cursos das áreas de Humanas, Saúde e Exatas. Os resultados da construção da Escala de Rastreamento Sintomatológico Depressivo, indicaram uma solução unifatorial com parâmetros satisfatórios do Kaiser- Meyer – Olkin (KMO) = 0,94 e do teste de esfericidade de Bartlett = 5369, 48 (231); p= 0,001, que tem como objetivo indicar a adequação dos dados para a realização da análise fatorial. Com variância total explicada= 39,7%, de 22 itens, valor próprio= 9,29 e cargas fatoriais variando entre 0,37 a 0,82, com Alfa de Cronbach apresentando valor de (α= 0,93). A correlação entre as duas escalas deram significativas com um índice alto variando entre -,353** a ,657**, o que explica expressivamente que quanto mais as pessoas se sentem deprimidas, menos satisfação encontram no contexto acadêmico. Mediante as análises dos resultados, podemos concluir que na população estudada, os dados demonstram correlação significativa, uma vez que a presença dos sintomas afetam diretamente a satisfação nos estudos e compromete todo o seu entorno e dificultando o êxito na vida pessoal e profissional do indivíduo.
Abstract: Depression has been the subject of many studies and specifically, nowadays, referred to as the disease of the century. The present study aimed to understand the correlation between depression and academic satisfaction; Develop a Depressive Symptomatic Tracing Scale (ERSD); and Check which symptoms are more frequent in the study population. The sample constituting the research was of 500 university students, comprising between 18 and 50 years old (M =5 8,05; DP = 17,33), of courses in the areas of Humanities, Health and Exact. The results of the construction of the Depressive Symptomatological Screening Scale, indicated a unifactory solution with satisfactory parameters of the Kaiser- Meyer – Olkin (KMO) = 0,94 and the sphericity test of Bartlett = 5369, 48 (231); p= 0,001, which aims to indicate the adequacy of the data to perform the factor analysis. With total variance explained= 39,7%, of 22 items, own value = 9,29 and factorial loads varying between 0,37 to 0,82, whit Alpha de Cronbach presenting value of (α= 0,93). The correlation between the two scales was significant with a high index ranging from -,353** to ,657**, which expressly explains that the more people feel depressed, the less satisfaction they find in the academic context. Through the analysis of the results, we can conclude that in the study population, the data demonstrate a significant correlation, since the presence of symptoms directly affects the satisfaction in the studies and compromises their entire environment, hindering the success in the personal and professional life of the individual.
Palavras-chave: Depressão
Satisfação acadêmica
Construção de escala
Universitários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12090
Data do documento: 11-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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