Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lidiane Ribeiro da-
dc.date.accessioned2018-10-22T11:47:57Z-
dc.date.available2013-05-28-
dc.date.available2018-10-22T11:47:57Z-
dc.date.issued2013-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12104-
dc.description.abstractThis paper presents the investigative results about the contributions of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID) in the initial formation of egress on the course of Degree in Biological Science from campus II of UFPB. The collection was made in a group of 20 people, using a questionnaire. The data analysis revealed that their participation in the program was essential to continue the course and embrace the teaching career, also showed that the different methodologies of work effected by PIBID helped them to realize the connection between the theory learned in class of the course and the practice developed in school, what allowed them to accumulate good experience and make the exercise of reflection on his own performance. This process culminated, according to them, to improve their performance in the classroom. The results allow us to conclude that the PIBID constitutes in a program of large importance in teachers initial formation, besides to offer contributions to raising the quality of the education in public schools in the country.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-10-22T11:47:57Z No. of bitstreams: 1 LRS22102018.pdf: 282836 bytes, checksum: 3757445820e7b6de0cf69e063be4e749 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-22T11:47:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LRS22102018.pdf: 282836 bytes, checksum: 3757445820e7b6de0cf69e063be4e749 (MD5) Previous issue date: 2013-04-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPrograma institucional de bolsa de iniciação a docência(PIBID)pt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados investigativos a respeito das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na formação inicial de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus II da UFPB. A coleta foi realizada com um grupo de 20 pessoas, com a utilização de um questionário. A análise dos dados revelou que a participação deles no programa foi imprescindível para prosseguir no curso e abraçar a carreira docente, mostrou também que as diferentes metodologias de trabalho efetivadas pelo PIBID os auxiliaram a perceber a conexão entre a teoria aprendida nas aulas do curso e a prática desenvolvida na escola, o que lhes possibilitou acumular boas experiências e fazer o exercício da reflexão sobre sua atuação. Esse processo culminou, segundo eles, na melhoria do seu desempenho em sala de aula. Os resultados nos permite concluir que o PIBID se constitui em um programa de grande importância na formação inicial de professores, além de oferecer contribuições para elevar a qualidade da educação nas escolas públicas do país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRS22102018.pdf276,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.