Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12104
Tipo: TCC
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Autor(es): Silva, Lidiane Ribeiro da
Primeiro Orientador: Geglio, Paulo César
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados investigativos a respeito das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na formação inicial de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus II da UFPB. A coleta foi realizada com um grupo de 20 pessoas, com a utilização de um questionário. A análise dos dados revelou que a participação deles no programa foi imprescindível para prosseguir no curso e abraçar a carreira docente, mostrou também que as diferentes metodologias de trabalho efetivadas pelo PIBID os auxiliaram a perceber a conexão entre a teoria aprendida nas aulas do curso e a prática desenvolvida na escola, o que lhes possibilitou acumular boas experiências e fazer o exercício da reflexão sobre sua atuação. Esse processo culminou, segundo eles, na melhoria do seu desempenho em sala de aula. Os resultados nos permite concluir que o PIBID se constitui em um programa de grande importância na formação inicial de professores, além de oferecer contribuições para elevar a qualidade da educação nas escolas públicas do país.
Abstract: This paper presents the investigative results about the contributions of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID) in the initial formation of egress on the course of Degree in Biological Science from campus II of UFPB. The collection was made in a group of 20 people, using a questionnaire. The data analysis revealed that their participation in the program was essential to continue the course and embrace the teaching career, also showed that the different methodologies of work effected by PIBID helped them to realize the connection between the theory learned in class of the course and the practice developed in school, what allowed them to accumulate good experience and make the exercise of reflection on his own performance. This process culminated, according to them, to improve their performance in the classroom. The results allow us to conclude that the PIBID constitutes in a program of large importance in teachers initial formation, besides to offer contributions to raising the quality of the education in public schools in the country.
Palavras-chave: Formação de professor
Formação inicial
Programa institucional de bolsa de iniciação a docência(PIBID)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12104
Data do documento: 23-Abr-2013
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRS22102018.pdf276,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.