Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12104| Tipo: | TCC |
| Título: | A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
| Autor(es): | Silva, Lidiane Ribeiro da |
| Primeiro Orientador: | Geglio, Paulo César |
| Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados investigativos a respeito das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na formação inicial de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus II da UFPB. A coleta foi realizada com um grupo de 20 pessoas, com a utilização de um questionário. A análise dos dados revelou que a participação deles no programa foi imprescindível para prosseguir no curso e abraçar a carreira docente, mostrou também que as diferentes metodologias de trabalho efetivadas pelo PIBID os auxiliaram a perceber a conexão entre a teoria aprendida nas aulas do curso e a prática desenvolvida na escola, o que lhes possibilitou acumular boas experiências e fazer o exercício da reflexão sobre sua atuação. Esse processo culminou, segundo eles, na melhoria do seu desempenho em sala de aula. Os resultados nos permite concluir que o PIBID se constitui em um programa de grande importância na formação inicial de professores, além de oferecer contribuições para elevar a qualidade da educação nas escolas públicas do país. |
| Abstract: | This paper presents the investigative results about the contributions of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID) in the initial formation of egress on the course of Degree in Biological Science from campus II of UFPB. The collection was made in a group of 20 people, using a questionnaire. The data analysis revealed that their participation in the program was essential to continue the course and embrace the teaching career, also showed that the different methodologies of work effected by PIBID helped them to realize the connection between the theory learned in class of the course and the practice developed in school, what allowed them to accumulate good experience and make the exercise of reflection on his own performance. This process culminated, according to them, to improve their performance in the classroom. The results allow us to conclude that the PIBID constitutes in a program of large importance in teachers initial formation, besides to offer contributions to raising the quality of the education in public schools in the country. |
| Palavras-chave: | Formação de professor Formação inicial Programa institucional de bolsa de iniciação a docência(PIBID) |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12104 |
| Data do documento: | 23-Abr-2013 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LRS22102018.pdf | 276,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
