Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Maria Raquel Coutinho-
dc.creatorSantos, Nubia Gomes de Sousa dos-
dc.date.accessioned2018-10-24T12:02:38Z-
dc.date.available2014-10-16-
dc.date.available2018-10-24T12:02:38Z-
dc.date.issued2014-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12114-
dc.description.abstractThis Labor Course Completion (TCC) was developed after the performance in two research projects where participated respectively in the years 2012 and 2013 The main objective of this study was to analyze the experience of continuing education held at the Municipal School of Education infant and Primary Education Tiradentes Tiradentes settlement located in the municipality of Mari / PB, based on the assumptions of the Field Education Pedagogy and Paulo Freire. The methodology was qualitative and used semi-structured interviews with professors of the field who are working in the classroom. All respondents are female, with a mean age of 43 years, with a college degree and teaching time of 11 years / average. None of the interviewees had prior knowledge about the Field Education, and the cycles of training contributed to changing their teaching practice the traditional way they were teaching, with a breakthrough in learning by students who felt encouraged to participate in educational activities. When asked if the practice continued taught based on Rural Education, educators claimed that there were no further changes due supervisor and within the framework of educators because of contest held. The project achieved its initial goal, which is to expand knowledge about the field of Education and reframe the teaching practices, this change from traditional practice to practice-based Field Education gives educators realize the fact that "teaching is not transferring knowledge "but act towards educating, encouraging him to discover the will to learn and taste. However, lack of time and organization on the part of educators and coordination resulted in the return to traditional practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-24T12:02:38Z No. of bitstreams: 1 MRCC16102014.pdf: 891880 bytes, checksum: 5aef8a98ced6e692c91c3ff742507b52 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-24T12:02:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRCC16102014.pdf: 891880 bytes, checksum: 5aef8a98ced6e692c91c3ff742507b52 (MD5) Previous issue date: 2014-09-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação do educador do campopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleFormação do educador do campo: discussão e (re)significação da prática docente, sob a luz da Pedagogia Paulo Freirept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Cássia Cavalcanti-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido após a atuação em dois projetos de pesquisa, onde participamos, respectivamente, nos anos de 2012 e 2013. O principal objetivo deste trabalho foi analisar a experiência de formação continuada realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no assentamento Tiradentes no município de Mari/PB, tendo como base os pressupostos da Educação do Campo e a Pedagogia Paulo Freire. A metodologia adotada foi qualitativa e empírica onde utilizamos entrevista semiestruturada com docentes do campo que estão atuando em sala de aula. Todos os entrevistados são do gênero feminino, com média de idade de 43 anos, com nível superior completo e tempo de docência de 11 anos/média. Estruturamos nosso trabalho, de forma que, no primeiro capítulo apresentamos o objeto de pesquisa e a metodologia a ser utilizada. No segundo capítulo fizemos uma breve apresentação histórica sobre a educação no Brasil e uma análise sobre Educação Rural. No terceiro capítulo discorremos sobre a formação dos professores, destacando o pensamento de Paulo Freire para essa questão. Nos capítulos finais relatamos os resultados da pesquisa e a discussão sobre a mesma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRCC16102014.pdf870,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.