Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1211
Tipo: TCC
Título: Conhecer e interagir: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do espectro autista
Autor(es): Souza, Talita Almeida de
Primeiro Orientador: Silva, Margarida Sônia Marinho do Monte
Resumo: A partir de um estudo bibliográfico, o presente trabalho teve como objetivo de estudo analisar as diferenças e semelhanças do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o Transtorno do Espectro Autista , orientando de maneira sintética os profissionais da educação. TDAH é um distúrbio comportamental , um padr ão de comportamento agitado, desatento e impulsivo, em que a criança não consegue ficar parada, nem pre star atenção por um período de longo tempo , podendo por sua vez amenizar com o decorrer dos anos . O TEA por sua vez é uma condição perdurável , a criança nasce com autismo e torna - se um adulto com autismo, é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Denota um breve histórico sobre esses t ranstornos, algumas características e métodos para um tratamento adequado. A pesquisa bibliográfica foi acompanhada de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola da rede pública de João Pessoa. C omo instrumento de pesquisa de campo foi adotada a observ ação e uma entrevista semi - estruturada com uma professora que tem em sua sala de aula alunos com quadros de hiperatividade e autismo, enquadrando dez questões referentes à sua concepção sobre estes transtornos e suas dificuldades em lidar com esses alunos. A transparência mediante a este estudo de caso seguida de uma pesquisa bibliográfica deixa notório que a prática dos profissionais exige além do que conhecimento no assunto, sendo relevante a ligação da escola com a família para que juntos possam ajudar a criança.
Abstract: From a bibliographical study, this study aims to analyze the differences and similarities between Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Autism Spectrum Disorder, guidingeducation professionals in a synthetic form. ADHD is a behavioral disorder, a pattern of restless, inattentive and impulsive behavior; the child cannot sit still or pay attention for a long period of time, which may in turn soften with the years. ASD in turn is a lasting condition, the child born with autism and becomes an adult with autism. It is a developmental disorder that usually appears during the first three years of life and undermines the abilities of communication and social interaction. The work denotes a brief history of these disorders, some characteristics and methods for proper treatment. The bibliographical search was accompanied by a field survey, conducted in a public school in Joao Pessoa (PB). As field research instrument, it was adopted observation and a semi-structured interview with a teacher who has in her classroom some students with ADHD and autism, framing ten questions related to her conception of these disorders and their difficulties in dealing with these students. Transparency in this case study makes clear that the practice of professionals required in addition to knowledge on the subject, the school link is relevant to the family, so that they can help the childtogether.
Palavras-chave: Hiperatividade
Autismo
Educação especial
Departamento: Educação
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1211
Data do documento: 19-Set-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAS19092016.pdf469,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.