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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12163
Tipo: | Dissertação |
Título: | Representações sociais sobre o abuso sexual infantojuvenil: um estudo com juízes e profissionais psicossociais |
Autor(es): | Pereira, Camila de Alencar |
Primeiro Orientador: | Maciel, Silvana Carneiro |
Resumo: | O abuso sexual infantojuvenil é definido como o evento no qual a criança ou o adolescente são usados para fins de obtenção de satisfação sexual de um adulto ou de um adolescente mais velho. Apesar de vários estudos e da criação de instrumentos legais para a proteção das crianças contra a violência, ainda existem muitas lacunas quando se trata de ações voltadas para o abuso sexual infantojuvenil, o que acaba por comprometer as formas de lidar com essa situação. As lacunas observadas residem, principalmente, no plano teórico e prático a partir da percepção do fenômeno pelos profissionais da área jurídica e psicossocial e na aplicação das políticas públicas existentes. Desse modo, o presente estudo busca conhecer e analisar as representações sociais que os juízes e os profissionais psicossociais possuem acerca do abuso sexual infantojuvenil, dado que são estes que lidam diretamente com a resolução das inúmeras situações jurídicas, sendo suas práticas influenciadas pelas representações acerca da temática. Como suporte teórico, fez-se uso da Teoria das Representações Sociais, na perspectiva da abordagem estrutural e dimensional, permitindo elucidar o conhecimento advindo do senso comum, com o saber científico sobre a temática. Trata-se de um estudo de campo descritivo, de cunho qualitativo e quantitativo, que foi realizado em instituições jurídicas da cidade de João Pessoa/PB. A amostra foi composta por 31 profissionais de ambos os sexos, sendo 12 juízes (primeira e segunda instância) e 19 profissionais psicossociais (psicólogos e assistentes sociais), que atuam ou já atuaram em casos de abuso sexual contra criança ou adolescente. Com a finalidade de alcançar tais objetivos, fez-se uso de quatro instrumentos: o questionário sociodemográfico, que foi analisado através de cálculos de frequência e porcentagens; a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), com o estímulo “abuso sexual infantojuvenil”, no qual se executou a análise prototípica e análise de similitude com o auxílio do software IRAMUTEQ; a entrevista semiestruturada, que foi analisada através da análise lexicográfica com amparo do IRAMUTEQ; e a Escala de Crenças sobre Abuso Sexual (ECASI) que foi analisada a partir do SPSS. Constatamos que os profissionais que participaram deste estudo apreendem o fenômeno como um ato de violência e agressão cometido contra vulneráveis (crianças/adolescentes), principalmente no âmbito familiar, gerando consequências profundas nas vítimas. Além disso, possuem a representação de que o abusador é um indivíduo doente, insensível e com atos que fogem do que é socialmente tido como aceitável para o ser humano. Verificamos ainda que o depoimento sem dano é uma metodologia que provoca controvérsias no meio pesquisado; contudo, revelou-se como consenso a necessidade de preparação dos profissionais para uso da técnica, assim como um ambiente e material adequados. A aplicabilidade da teoria da representação social é imprescindível para que se propague ao senso comum o saber científico, mediante a inserção de novos objetos de conhecimento para profissionais que lidam com a temática. Diante dos resultados encontrados, constatou-se que aqueles que trabalham com o tema apreendem o fenômeno e as suas consequências, contudo, precisam de capacitação para atuar nos casos. Espera-se, com esta pesquisa, fornecer subsídios para uma adequada efetivação de políticas públicas, repercutindo na finalidade preventiva de danos às vítimas. |
Abstract: | Childhood and adolescent sexual abuse is defined as the event in which the child or adolescent is used for obtaining sexual satisfaction from an adult or an older adolescent. Despite several studies and the creation of legal instruments for protecting children from violence, there are still many gaps when it comes to actions aimed at childhood and adolescent sexual abuse, which forfeits how to deal with the situation. The gaps observed are mainly on theoretical and practical levels, based on the perception of the phenomenon by both legal and psychosocial professionals as well as the application of existing public policies. Thus, the present study aims at knowing and analyzing the social representations that judges and psychosocial professionals have about childhood and adolescent sexual abuse, given that they directly deal with the solution of innumerable legal situations, having their practices influenced by the representations they have on the subject area. As theoretical support, we used Social Representations Theory in the perspective of the structural and dimensional approach, which allows elucidation of the knowledge coming from the common sense with the scientific knowledge on the subject. This is a qualitative, quantitative and descriptive field research carried out in legal institutions in the city of João Pessoa / PB. The sample consisted of thirty-one male and female professionals, from which twelve were judges (first and second instance) and nineteen were psychosocial professionals (psychologists and social workers) who work or have worked with cases of sexual abuse against children or adolescents. We used four instruments of research to achieve our aims: a sociodemographic questionnaire, which was analyzed through frequency and percentage calculations; the Association Technique, with "sexual abuse of children and adolescents" stimulus, in which the prototypical analysis and similitude analysis were performed with the help of IRAMUTEQ; the semi-structured interview, which was analyzed through lexicographic analysis with IRAMUTEQ; and the Sexual Abuse Attitude and Beliefs Scale that was analyzed with SPSS. We found that the professionals who participated in this study grasped the phenomenon as an act of violence and aggression committed mainly in the family environment against vulnerable children/adolescents, causing profound consequences for the victims. In addition, they have the representation that the abuser is a sick person, insensitive and with acts that differ from what is socially acceptable to the human being. We also verified that testimony without damage is a controversial methodology in the researched environment, but it was a common understanding that professionals need to be prepared for the use of the technique as well as a suitable environment and material. The applicability of Social Representations Theory is essential for the dissemination of scientific knowledge through the insertion of new objects of knowledge for professionals who deal with the subject matter. In view of the results found, it was verified that those who work with the theme grasp the phenomenon and its consequences, but they need the capacity to act upon the cases. With this research, we expect to provide the basis for an adequate implementation of public policies, with an impact on the prevention of damages to the victims. |
Palavras-chave: | Abuso sexual Criança Adolescente Representações sociais Sexual abuse Child Adolescent Social representations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12163 |
Data do documento: | 13-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
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