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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12190
Tipo: Dissertação
Título: A arte de si na dança tribal: narrativas entre espiritualidade e corpo cênico
Autor(es): Bezerra, Kilma Farias
Primeiro Orientador: Zica, Matheus da Cruz e
Resumo: A presente investigação busca compreender possíveis relações entre espiritualidade e corpo cênico a partir de narrativas escritas e dançadas, construídas por bailarinas do estilo Tribal Brasil. A proposição se coloca em prol de ações pedagógicas entre o ensino na área da Dança e das Ciências das Religiões, buscando um diálogo entre ambas. O campo de pesquisa foi proporcionado por um curso de Tribal Brasil ministrado pela pesquisadora com duas turmas, uma presencial e outra à distância, do qual foram selecionadas 9 alunas para serem observadas em profundidade. A proposta foi observar se o ato de dançar é capaz de operar transformações no ser de sujeito dessas alunas e se essa experiência modifica sua presença cênica. Ao pensar os fundamentos históricos e teóricos do Tribal Brasil, são trazidos temas como corpo, memória individual e coletiva, o cuidado de si mesmo, movimento, presença cênica e espiritualidades não-religiosas. O aporte metodológico parte da compreensão de espiritualidade em Foucault (1926-1984) e foi composto por três pilares: pesquisa performativa ou guiada pela prática, análise do movimento de Laban (1879-1958) e a etnografia como método.
Abstract: This research seek to understand possible links between spirituality and the performing body from written and danced narratives built by Tribal Brazil dancers. The proposition stands in support of educational activities between teaching in the field of dance, and Religious Studies, seeking a dialogue between them. The research fiels was provided by a courseon Tribal Brazil taught by the researcher composed of two groups of students. Live and remote, from which were selected 9 students to be observed in depth. The proposal was to observe IF the act of dancing is able to operate transformations in the subjectivity of these students and if this experience is capable of changing their stage presence. When thinking on the historical and theoretical foundations of Tribal Brazil, issue such as body, individual and collecive memory, the care of yourself, movement, stage presence and non-religious spiritualities are brought. The methodological approach starts from understanding spirituality in Foucault (1926-1984) and consisted of three pillars: performative researchs ou guided by practice, Laban movement analysis (18791958) and ethnography as method.
Palavras-chave: Corpo
Arte de si
Presença cênica
Dança Tribal
Espiritualidade não religiosa
Body
Art of yourself
Stage presence
Tribal dance
Nonreligious spirituality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12190
Data do documento: 23-Mai-2017
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

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