Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Gustavo Henrique Passos-
dc.date.accessioned2018-11-05T19:03:29Z-
dc.date.available2018-11-05-
dc.date.available2018-11-05T19:03:29Z-
dc.date.issued2017-05-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12209-
dc.description.abstractThis Master's dissertation initially presents an exegetical and introductory study of the Bhãgavata Purãna to then explore the text’s worldview in pursuit of a model of reality and a pedagogical method that may contribute to current debates on the goal and practice of Education. By establishing a dialogue between the concepts of the Bhãgavata Purãna and the work "Education and Spirituality" of Professor Ferdinand Röhr, it is envisioned here an educational proposal oriented by values rooted in a transcendent dimension, but which contemplates the integral development of the human being in all its other dimensions as well. Among different topics addressed in this work are a correlation between the purpose of human life and the educational goal, the need for a multidimensional approach to the human being, the importance of some sort of pedagogical ethics that acknowledges and values innate differences between people, and a paradox involving educational theories of correspondence and autonomy. Complementing the theoretical approach of the two initial chapters, the dissertation ends by discussing the results of a field research conducted at the Jaladuta Institute, an educational institution affiliated to ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) whose pedagogical model centers on spirituality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-11-05T19:03:29Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3460640 bytes, checksum: 93674a62f448a68cf2ad0f1c2ad4bc32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-05T19:03:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3460640 bytes, checksum: 93674a62f448a68cf2ad0f1c2ad4bc32 (MD5) Previous issue date: 2017-05-04en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBhagavata Purãnapt_BR
dc.subjectHinduísmopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectBhagavata Purãnapt_BR
dc.subjectHinduismpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSpiritualitypt_BR
dc.titleO Brãgavata Purãna: sua doutrina e contribuições para a teoria educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gnerre, Maria Lucia Abaurre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154896044534100pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632044509614163pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado apresenta inicialmente um estudo exegético e introdutório do Bhãgavata Purãna para, em seguida, explorar a visão de mundo apresentada na obra em busca de um modelo de realidade e de um processo pedagógico que possam contribuir nos debates atuais sobre a meta e a prática educacional. Estabelecendo um diálogo entre os conceitos do Bhãgavata Purãna e a obra “Educação e Espiritualidade” do professor Ferdinand Röhr, vislumbra-se uma proposta educacional orientada por valores enraizados em uma dimensão transcendente, mas que contempla o desenvolvimento integral do ser humano em todas as suas demais dimensões. Discutem-se, dentre outros temas, a relação entre o propósito da vida humana e a meta educacional, a necessidade de uma abordagem multidimensional do ser humano, a importância de uma ética pedagógica que reconheça e valorize diferenças inatas entre as pessoas e um paradoxo envolvendo teorias educacionais de correspondência e de autonomia. Complementando a abordagem teórica dos dois capítulos iniciais, a dissertação apresenta e discute os resultados de uma pesquisa de campo conduzida no Instituto Jaladuta, uma instituição de ensino afiliada à ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) cujo modelo pedagógico está centrado na espiritualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.