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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12209Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Moura, Gustavo Henrique Passos | - |
| dc.date.accessioned | 2018-11-05T19:03:29Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-05 | - |
| dc.date.available | 2018-11-05T19:03:29Z | - |
| dc.date.issued | 2017-05-04 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12209 | - |
| dc.description.abstract | This Master's dissertation initially presents an exegetical and introductory study of the Bhãgavata Purãna to then explore the text’s worldview in pursuit of a model of reality and a pedagogical method that may contribute to current debates on the goal and practice of Education. By establishing a dialogue between the concepts of the Bhãgavata Purãna and the work "Education and Spirituality" of Professor Ferdinand Röhr, it is envisioned here an educational proposal oriented by values rooted in a transcendent dimension, but which contemplates the integral development of the human being in all its other dimensions as well. Among different topics addressed in this work are a correlation between the purpose of human life and the educational goal, the need for a multidimensional approach to the human being, the importance of some sort of pedagogical ethics that acknowledges and values innate differences between people, and a paradox involving educational theories of correspondence and autonomy. Complementing the theoretical approach of the two initial chapters, the dissertation ends by discussing the results of a field research conducted at the Jaladuta Institute, an educational institution affiliated to ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) whose pedagogical model centers on spirituality. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-11-05T19:03:29Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3460640 bytes, checksum: 93674a62f448a68cf2ad0f1c2ad4bc32 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-11-05T19:03:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3460640 bytes, checksum: 93674a62f448a68cf2ad0f1c2ad4bc32 (MD5) Previous issue date: 2017-05-04 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Bhagavata Purãna | pt_BR |
| dc.subject | Hinduísmo | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
| dc.subject | Bhagavata Purãna | pt_BR |
| dc.subject | Hinduism | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Spirituality | pt_BR |
| dc.title | O Brãgavata Purãna: sua doutrina e contribuições para a teoria educacional | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gnerre, Maria Lucia Abaurre | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4154896044534100 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0632044509614163 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado apresenta inicialmente um estudo exegético e introdutório do Bhãgavata Purãna para, em seguida, explorar a visão de mundo apresentada na obra em busca de um modelo de realidade e de um processo pedagógico que possam contribuir nos debates atuais sobre a meta e a prática educacional. Estabelecendo um diálogo entre os conceitos do Bhãgavata Purãna e a obra “Educação e Espiritualidade” do professor Ferdinand Röhr, vislumbra-se uma proposta educacional orientada por valores enraizados em uma dimensão transcendente, mas que contempla o desenvolvimento integral do ser humano em todas as suas demais dimensões. Discutem-se, dentre outros temas, a relação entre o propósito da vida humana e a meta educacional, a necessidade de uma abordagem multidimensional do ser humano, a importância de uma ética pedagógica que reconheça e valorize diferenças inatas entre as pessoas e um paradoxo envolvendo teorias educacionais de correspondência e de autonomia. Complementando a abordagem teórica dos dois capítulos iniciais, a dissertação apresenta e discute os resultados de uma pesquisa de campo conduzida no Instituto Jaladuta, uma instituição de ensino afiliada à ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) cujo modelo pedagógico está centrado na espiritualidade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciência das Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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