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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12209| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O Brãgavata Purãna: sua doutrina e contribuições para a teoria educacional |
| Autor(es): | Moura, Gustavo Henrique Passos |
| Primeiro Orientador: | Gnerre, Maria Lucia Abaurre |
| Resumo: | Esta dissertação de mestrado apresenta inicialmente um estudo exegético e introdutório do Bhãgavata Purãna para, em seguida, explorar a visão de mundo apresentada na obra em busca de um modelo de realidade e de um processo pedagógico que possam contribuir nos debates atuais sobre a meta e a prática educacional. Estabelecendo um diálogo entre os conceitos do Bhãgavata Purãna e a obra “Educação e Espiritualidade” do professor Ferdinand Röhr, vislumbra-se uma proposta educacional orientada por valores enraizados em uma dimensão transcendente, mas que contempla o desenvolvimento integral do ser humano em todas as suas demais dimensões. Discutem-se, dentre outros temas, a relação entre o propósito da vida humana e a meta educacional, a necessidade de uma abordagem multidimensional do ser humano, a importância de uma ética pedagógica que reconheça e valorize diferenças inatas entre as pessoas e um paradoxo envolvendo teorias educacionais de correspondência e de autonomia. Complementando a abordagem teórica dos dois capítulos iniciais, a dissertação apresenta e discute os resultados de uma pesquisa de campo conduzida no Instituto Jaladuta, uma instituição de ensino afiliada à ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) cujo modelo pedagógico está centrado na espiritualidade. |
| Abstract: | This Master's dissertation initially presents an exegetical and introductory study of the Bhãgavata Purãna to then explore the text’s worldview in pursuit of a model of reality and a pedagogical method that may contribute to current debates on the goal and practice of Education. By establishing a dialogue between the concepts of the Bhãgavata Purãna and the work "Education and Spirituality" of Professor Ferdinand Röhr, it is envisioned here an educational proposal oriented by values rooted in a transcendent dimension, but which contemplates the integral development of the human being in all its other dimensions as well. Among different topics addressed in this work are a correlation between the purpose of human life and the educational goal, the need for a multidimensional approach to the human being, the importance of some sort of pedagogical ethics that acknowledges and values innate differences between people, and a paradox involving educational theories of correspondence and autonomy. Complementing the theoretical approach of the two initial chapters, the dissertation ends by discussing the results of a field research conducted at the Jaladuta Institute, an educational institution affiliated to ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) whose pedagogical model centers on spirituality. |
| Palavras-chave: | Bhagavata Purãna Hinduísmo Educação Espiritualidade Bhagavata Purãna Hinduism Education Spirituality |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência das Religiões |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12209 |
| Data do documento: | 4-Mai-2017 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
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