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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O Brãgavata Purãna: sua doutrina e contribuições para a teoria educacional
metadata.dc.creator: Moura, Gustavo Henrique Passos
metadata.dc.contributor.advisor1: Gnerre, Maria Lucia Abaurre
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta inicialmente um estudo exegético e introdutório do Bhãgavata Purãna para, em seguida, explorar a visão de mundo apresentada na obra em busca de um modelo de realidade e de um processo pedagógico que possam contribuir nos debates atuais sobre a meta e a prática educacional. Estabelecendo um diálogo entre os conceitos do Bhãgavata Purãna e a obra “Educação e Espiritualidade” do professor Ferdinand Röhr, vislumbra-se uma proposta educacional orientada por valores enraizados em uma dimensão transcendente, mas que contempla o desenvolvimento integral do ser humano em todas as suas demais dimensões. Discutem-se, dentre outros temas, a relação entre o propósito da vida humana e a meta educacional, a necessidade de uma abordagem multidimensional do ser humano, a importância de uma ética pedagógica que reconheça e valorize diferenças inatas entre as pessoas e um paradoxo envolvendo teorias educacionais de correspondência e de autonomia. Complementando a abordagem teórica dos dois capítulos iniciais, a dissertação apresenta e discute os resultados de uma pesquisa de campo conduzida no Instituto Jaladuta, uma instituição de ensino afiliada à ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) cujo modelo pedagógico está centrado na espiritualidade.
Abstract: This Master's dissertation initially presents an exegetical and introductory study of the Bhãgavata Purãna to then explore the text’s worldview in pursuit of a model of reality and a pedagogical method that may contribute to current debates on the goal and practice of Education. By establishing a dialogue between the concepts of the Bhãgavata Purãna and the work "Education and Spirituality" of Professor Ferdinand Röhr, it is envisioned here an educational proposal oriented by values rooted in a transcendent dimension, but which contemplates the integral development of the human being in all its other dimensions as well. Among different topics addressed in this work are a correlation between the purpose of human life and the educational goal, the need for a multidimensional approach to the human being, the importance of some sort of pedagogical ethics that acknowledges and values innate differences between people, and a paradox involving educational theories of correspondence and autonomy. Complementing the theoretical approach of the two initial chapters, the dissertation ends by discussing the results of a field research conducted at the Jaladuta Institute, an educational institution affiliated to ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) whose pedagogical model centers on spirituality.
Keywords: Bhagavata Purãna
Hinduísmo
Educação
Espiritualidade
Bhagavata Purãna
Hinduism
Education
Spirituality
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência das Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12209
Issue Date: 4-May-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

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