Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12215| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Nykr, o espírito da água nórdico: mitologia, folclore e arte |
| Autor(es): | Ferreira, Andressa Furlan |
| Primeiro Orientador: | Langer, Johnni |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o nykr, uma criatura do folclore nórdico, sob uma perspectiva histórico-cultural. Para tanto, fontes escritas e imagéticas são analisadas, com ênfase no século XIX, a fim de se identificar aspectos do imaginário social que permeiam tais lendas e obras de arte do mesmo período. O nykr é um espírito da água metamórfico, caracterizado por habitar corpos d’água e frequentemente associado a mortes por afogamento. O folclore e a arte nórdica do século XIX indicam tanto uma variação nas representações deste ser entre os países da Escandinávia quanto uma continuidade de tradições relacionadas à construção cultural da paisagem cognitiva da água — especialmente no que concerne a rios e lagos. Tais tradições remetem a concepções que podem ser depreendidas da religião nórdica antiga e medieval, posto que apresentam semelhanças com narrativas míticas e evocam uma relação com o ambiente similar ao que era concebido em sociedades pré-industriais. O termo “paisagem cognitiva” é empregado de modo analítico para denotar o meio simbólico que é criado pela ação humana de atribuir significado à natureza e ao meio ambiente. A construção cultural da paisagem cognitiva, portanto, é moldada a partir de crenças e valores sociais. Entre as concepções que permeiam o imaginário acerca de corpos d’água, identificadas neste estudo, tem-se a caracterização destes como zonas periculosas, sedutoras, delimitadoras de regiões e fonte de sabedoria e abundância. O nykr, por sua vez, incorpora alguns desses aspectos e potencializa o temor e o encanto frente a rios e lagos, além de atender à demanda social de comunidades que vivem sua tradição. Cada lenda atende à demanda do grupo que a compartilha, seja no âmbito moral, seja no âmbito religioso, e a partir das lendas é possível depreender simbolismos, bem como diferentes percepções de mundo e de ordem social. |
| Abstract: | This dissertation aims to analyze the nykr, a creature of the Nordic folklore, within a historical-cultural perspective. In order to do so, written and pictorial sources are analyzed, with emphasis on the nineteenth century, so as to identify aspects of the social imaginary that pervade tales and paintings of the same period. Nykr is a metamorphic water spirit that is believed to inhabit water bodies, and thus it is frequently associated with deaths by drowning. The Nordic folklore and arts from the 1800s present variation in the representations of this creature among the Scandinavian countries, but they also indicate a continuity of traditions concerning the cultural construction of the cognitive landscape of the water—especially regarding rivers and lakes. Such traditions refer to conceptions that can be perceived both from Old Norse and medieval religions, since they share resemblances with mythical narratives, and evoke a relation with the environment which is similar to what was conceived in pre-industrial societies. The term “cognitive landscape” is applied in the text in an analytical way to denote the symbolic landscape that is created by the human action of assigning meaning to nature and the environment. The cultural construction of the cognitive landscape is hence arranged by beliefs and social values. Among the conceptions concerning water bodies present in the imaginary identified in this study, there is the characterization of these as dangerous, alluring, bordering, wisdom and abundance source zones. Nykr, on its turn, embodies some of these aspects, and strengthens the fear and the enchantment toward rivers and lakes. Besides, it attends to the social demand of communities that live its tradition. Each tale attends to the demand of the group that shares it, be it a moral or a religious need, and from tales it is possible to apprehend symbolisms, and different perceptions of the world and social order. |
| Palavras-chave: | Escandinávia Folclore Arte Século XIX Scandinavia Folklore Art Nineteenth century |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência das Religiões |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12215 |
| Data do documento: | 24-Jul-2017 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 4,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
