Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Mariana Chaves-
dc.creatorMedeiros, Niedja Nara Bezerra-
dc.date.accessioned2016-09-20T12:10:51Z-
dc.date.available2016-09-20T12:10:51Z-
dc.date.issued2016-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1226-
dc.descriptionO trabalho apresenta pesquisa de campo sobre da importância e utilização das Cantigas de Roda na Educação Infantil. A princípio, buscamos abordar os aspectos da Educação Infantil falando brevemente sobre sua história, oferta e seu papel na sociedade brasileira. Quanto à utilização das cantigas de roda no processo ensino – aprendizagem em salas de Educação Infantil foram discutidos aspectos em que a linguagem musical pode atuar, como nas áreas psicológica, sociológica, física e cognitiva da criança. Através da observação das aulas e entrevista com o professor de música, constatou-se a importância das cantigas de roda como excelente meio para o desenvolvimento da expressão e equilíbrio corporal, da auto estima e do autoconhecimento. Ainda foi possível constatar que as cantigas de roda em sala de aula promovem a integração social e resgate da cultura local.pt_BR
dc.description.abstractThe work presents a field research about the importance and the use of Nursery Rhymes in the Childhood Education. At first, we have tried to approach the aspects of the Childhood Education talking briefly about the history, the offering and its role in the Brazilian Society. As far as the use of Nursery Rhymes on the Teaching-Learning Process in Childhood Education classes, some aspects were discussed in that the musical language can act in the psychological, sociological, physical and cognitive areas of the child. By means observations of classes and interviews with a music teacher, it is noticed the importance of Nursery Rhymes as an excellent way for developing the expression and the balance of body, besides the self-esteem and self- knowing. Furthermore, it was possible to find that the Nursery Rhymes in common classes promote the social integration and rescue the local culture.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-20T12:10:51Z No. of bitstreams: 1 MCS20092016.pdf: 2289432 bytes, checksum: 104c116173664d1bf745a0ea900111a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:10:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCS20092016.pdf: 2289432 bytes, checksum: 104c116173664d1bf745a0ea900111a7 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCantigas de rodapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleCantando, dançando e aprendendo: cantigas de roda na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Monte, Margarida Sônia Marinho do-
dc.description.resumoO trabalho apresenta pesquisa de campo sobre d a importância e utilização das Cantigas de Roda na Educação Infantil. A princípio, buscamos abordar os aspectos da Educação Infantil falando brevemente sobre sua história, oferta e seu papel na sociedade brasileira. Quanto à utilização das cantigas de roda no processo ensino – aprendizagem em salas de Educação Infantil foram discutidos aspectos em que a linguagem music al pode atuar , como nas áreas psicológica, sociológica, física e cognitiva da criança. Através da observação das aulas e entrevista com o professor de música, constatou - se a importância das cantigas de roda como excelente meio para o desenvolvimento da exp ressão e equilíbrio corporal, da auto estima e do autoconhecimento. Ainda foi possível constatar que as cantigas de roda em sala de aula promovem a integração social e resgate da cultura local.-
dc.publisher.departmentEducação-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCS20092016.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.