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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jaqueline Almeida Santana da-
dc.date.accessioned2016-09-20T12:35:09Z-
dc.date.available2016-09-20T12:35:09Z-
dc.date.issued2016-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1227-
dc.descriptionA iniciativa de realizar um estudo acerca da primeira instituição especializada de cunho filantrópico e assistencialista no atendimento às pessoas com deficiência visual (DV) na Paraíba parte da necessidade de uma análise do papel desta instituição como mecanismo impulsionador de inclusão social para que alunos com deficiência visual alcancem autonomia. Para atender o objetivo do trabalho, revisitamos a história do Instituto dos Cegos da Paraíba, Adalgisa Cunha, sua abrangência no atendimento e sua importância no processo de inclusão em espaços escolares. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujas metodologias adotadas foram a bibliográfica e de campo. Os dados obtidos foram por meio de pesquisa documental, observação e entrevistas semiestruturada realizada com a coordenação pedagógica da instituição, diretoria, professores, pais e alunos. A pesquisa mostra que o trabalho desenvolvido pelo Instituto dos Cegos da Paraíba, Adalgisa Cunha no seu Atendimento Educacional Especializado e outras atividades complementares proporciona aos alunos dessa instituição um melhor desempenho nas atividades educacionais realizadas em escolas regulares nas quais estão matriculados, pois estes recebem, no Instituto, todo o aparato necessário para sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractLa iniciativa de realizar un estudio acerca de la primera institución especializada de índole filantrópica y de asistencia en la atención a personas con deficiencia visual (DV) en Paraíba parte de la necesidad de un análisis en el papel de esta institución como mecanismo impulsor de inclusión social para que alumnos con deficiencia visual alcancen la autonomía. Para atender el objetivo del trabajo, reexaminamos la historia del Instituto de Ciegos de Paraíba, Adalgisa Cunha, su alcance en la atención y su importancia en el proceso de inclusión en espacios escolares. Se trata de una investigación (o de un estudio) de naturaleza cualitativa, cuyas metodologías adoptadas fueron la bibliográfica y la de campo. Los datos obtenidos fueron por medio de investigación documental, observación y entrevistas semi estructuradas, realizadas con la coordinación pedagógica de la institución, equipo directivo, profesores, padres y alumnos. La investigación muestra que el trabajo realizado por el Instituto de Ciegos de Paraíba, Adalgisa Cunha en su Atención Educativa Especializada y otras actividades complementarias proporciona a los alumnos de esa institución un mejor desempeño en las actividades educativas realizadas en escuelas regulares en las cuales están matriculados, ya que reciben, en el Instituto, todos los recursos necesarios para su aprendizaje.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-20T12:35:09Z No. of bitstreams: 1 JASS20092016.pdf: 1270948 bytes, checksum: 956ea0feac796ca2f655f374ac72ab59 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JASS20092016.pdf: 1270948 bytes, checksum: 956ea0feac796ca2f655f374ac72ab59 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectInstituto dos Cegos da Paraíbapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titleInstituto dos Cegos da Paraíba, Adalgisa Cunha: sua importância para a educação das pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoA iniciativa de realizar um estudo acerca da primeira instituição especializada de cunho filantrópico e assistencialista no atendimento às pessoas com deficiência visual (DV) na Paraíba parte da necessidade de uma análise do p apel desta instituição como mecanismo impulsionador de inclusão social para que alunos com deficiência visual alcancem autonomia. Para atender o objetivo do trabalho, revisitamos a história do I nstituto dos C egos da P araíba, A dalgisa C unha , sua abrangência no atendimento e sua importância no processo de inclusão em espaços escolares. Trata - se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujas metodologias adotada s foram a bibliográfica e de campo. O s dado s obtidos foram por meio de p esquisa documental, observa ção e entrevistas semiestruturada realizada com a coordenação pedagógica da i nstituição, diretoria, profe ssores, pais e alunos. A pesquisa mostra que o trabalho desenvolvido pelo I nstituto dos C egos da P araíba, A dalgisa C unha no seu Atendimento Educacional Especializado e o utras atividades complementares proporciona aos alunos dessa instituição um melhor desempenho nas atividades educacionais realizadas em escolas regulares nas quais estão matriculados, pois estes recebem , no Instituto, todo o aparato necessário para sua aprendizagem.-
dc.publisher.departmentEducação-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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