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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A biblioteca escolar no planejamento educacional: análise em escolas públicas de 10 e 2° graus em Recife-PE
metadata.dc.creator: Barros , Lucimar Martins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Garcia, Joana Coeli Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Aborda a situação das bibliotecas em escolas públicas de 1° e 2 graus em Recife-PE, analisando sua real situação de funcionamento, instalações físicas, qualificação de pessoal, formação do acervo, bem como sua integração com o corpo docente, atividades pedagógico-culturais e alunos. Tendo em vista que estas bibliotecas são consideradas elementos de grande importância nos Planos Estaduais de Educação, suas condições são analisadas conjuntamente com as propostas do governo estadual de melhoria e apoio às mesmas, visando comparar as ações apresentadas nos planos e a concretização destas ações. O estudo foi realizado em 15 escolas escolhidas conforme critérios determinados na metodologia, na cidade de Recife-PE, no período de março de 1995 a outubro de 1996, onde foram aplicados questionários entre diretores, alunos e responsáveis por bibliotecas e a partir dos resultados obtidos, foi feita análise das propostas dos planos de educação e da fala dos três grupos de atores da pesquisa, mencionados acima, tomando-se como base o referencial teórico, fazendo-se destaque ao livro "A Miséria da Biblioteca Escolar". Os resultados obtidos na pesquisa revelam que as bibliotecas em escolas públicas de 1° e 2° graus em Recife têm sofrido alterações positivas, possuindo pessoal treinado e qualificado para exercer a função de regente da biblioteca, bem como desenvolvido trabalhos didático-pedagógico e culturais junto com professores e direção da escola. É reconhecida a preocupação dos governantes, no que se refere a incluir a biblioteca escolar no planejamento educacional, contudo algumas metas de melhorias ainda não foram alcançadas completamente. Constata-se a importância que estas bibliotecas têm frente ao seu público o que torna imprescindível sua presença dentro da escola, fato justificado pela comprovação de que são instrumentos de apoio pedagógico-cultural a favor do ensino.
Abstract: It approaches the situation of the libraries in public schools of 1º and 2° degrees in Recife-PE, analyzing its real situation of functioning, physical installations, qualification of staff, documentations' availability, as well as its integration with the group of teachers, pedagogical-cultural activities and pupils. In view of that these libraries are considered element of great importance in the State Plans of Education, its conditions are jointly analyzed with the proposals of the government of improvement and bracket to the same ones, aiming at to compare the actions presented in the plans and the concretion of these actions. The study was carried through in 15 chosen schools as criteria determined in the methodology, in the city of Recife-PE, the period of March of 1995 the October of 1996. Questionnaires between responsable directors, pupils and responsables for libraries and from the gotten results had been applied, analysis of the proposals of the education plans was made and of it speaks of the three groups of actors of the research, mentioned above, being overcome as base the theoretical referencial, becoming prominence to the book " A miseria da biblioteca escolar ". The results gotten in the research disclose that the libraries in public schools of 1° and 2° degrees in Recife have suffered positive alterations, possessing personal trained and qualified to exert the function of regent of the library, as well as developed works didactic-pedagogical and cultural together with professors and route of the school. The concern of the governing is recognized, as for including the pertaining to school library in the educational planning, however some goals of improvements had still not been reached. Importance is evidenced it that these libraries have front to its public what it inside becomes essential its presence of the school, fact justified for the evidence of that they are instruments of pedagogical-cultural bracket in favor of education.
Keywords: Biblioteca pública
Biblioteca escolar
Biblioteca – planos de governo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12280
Issue Date: 30-Dec-1998
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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