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metadata.dc.type: TCC
Title: Ascensão do valor da marca da associação chapecoense de futebol pós tragédia: uma análise documental
metadata.dc.creator: Rocha, Rafael Lopes Lourenço
metadata.dc.contributor.advisor1: Leonidio, Luciano Flávio da Silva
metadata.dc.description.resumo: O marketing esportivo se tornou uma vertente econômica consolidada no Brasil, principalmente entre os clubes de futebol. Visto como uma ferramenta capaz de impulsionar a visibilidade e a receita financeira, o mesmo vem ganhando força com a alta do esporte em proporções mundiais. A ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL (ACF) se destacou nesse cenário principalmente após o acidente aéreo envolvendo sua equipe; com crescente significativa do valor da sua marca, seus planos de marketing e mídias sociais. O desastre ocorrido na Colômbia, além de alavancar e internacionalizar a marca do clube, o possibilitou um aumento significativo nos seus planos de sócio torcedor, hoje a equipe conta com números expressivos de membros adeptos. Com isso, o presente estudo se propôs a investigar a ascensão da marca da Chapecoense no mercado após o acidente aéreo, através de uma análise documental, onde foram verificados portais online, relatórios, e o balanço patrimonial do clube no ano de 2016. A análise, revelou que, a marca da Chapecoense se valorizou de uma forma espontânea após o acidente aéreo e que o marketing criado surgiu a partir de ações externas ao clube.
Abstract: Sports marketing has become a consolidated economic element in Brazil, especially between football clubs. Seen as a tool capable of boosting visibility and financial, venue that has been gaining strength with the height of sports in worldwide proportions. The CHAPECOENSE FOOTBALL ASSOCIATION (ACF) has been standing out in this scenario after the plane crash involving its official team; with a growing marketing plan and social media presence. The disaster that happened in Colombian territory, launched the clubs name regarding sports marketing, that today counts as a large amount of growth in reference to the adepts to the team. With that, being present, the research is proposing an investigation the marketing actions used by the Club to obtain the results and to show how they have been able to boost and maintain the clubs marketing influence, using a document analysis, were web-based entries and already analyzed with receive an analytical review and study of reports and of the clubs financial statementes of the year of 2016. The analysis, has revealed that, the Chapecoense has appreciated spontaneosly after the accident, and that the marketing surronding the team happened from external parties not from the group itself.
Keywords: Marketing
Marca
Esporte chapecoense
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ: Ciências da Saúde: Educação Física
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação Física
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12289
Issue Date: 18-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Educação Física (Bacharelado)

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