Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTargino, Fábio-
dc.date.accessioned2016-09-20T12:45:51Z-
dc.date.available2016-09-20T12:45:51Z-
dc.date.issued2016-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1228-
dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta discussão acerca da educação etnicorracial e perpassa às categorias identidade, formação, tempo e espaço, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Pinto, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo foca na formação de professores/as do ensino da EJA e permitiu compreender como está sendo a efetivação da legislação etnicorracial no currículo escolar. A presente investigação se insere numa abordagem metodológica qualitativa, do tipo pesquisa participante. Os procedimentos teóricos/técnicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental; aplicação de questionário e diálogo com os/as professores/as. Para tanto, o nosso embasamento teórico foi ancorado em diferentes fontes que nos permitiu refletir sobre os contextos históricos, políticas públicas atuais e orientações curriculares para a educação antirracista. Utilizamos referências de: Brasil (1996, 2003, 2012); Bauman (2003); Carvalho (1987), Freire (1996); Gomes (2003); Hall (2011); Munanga (1999); entre outros. Identificamos pontos relevantes como a aplicação da Lei 10.639/2003, que vem implementando a obrigatoriedade dos conteúdos etnicorraciais, através de debates em sala, conversas, leituras de obras literárias com a temática negra, produção de textos críticos, imagens, análises de jornais/revistas, vídeos entre outros. Nesse sentido, (in) concluímos que os docentes da referida escola, em sua maioria, colocam esses conteúdos de forma superficial. O que corrobora nossa hipótese sobre a lacuna da formação inicial, em não possibilitar a obrigatoriedade de disciplinas específicas. Alguns se apropriam mais destes conteúdos, por buscarem cursos de formação continuada, e até de Pós- Graduação, nível de especialização e mestrado para realizarem suas ações pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThis Labor Course Completion presents discussion of etnicorracial education and permeates the categories identity, training, time and space, developed at the Elementary School and Middle Irineu Pinto, in the form of Youth and Adults (EJA). The study focuses on teacher training education of the EJA and allowed to understand as being the fulfillment of the law etnicorracial the school curriculum. This research is part of a qualitative methodological approach, as research participant. Theoretical/ technical procedures used were: bibliographical and documentary research; a questionnaire and dialogue with / the teacher / the. For both, our theoretical knowledge was anchored in different sources that allowed us to reflect on the historical contexts, current public policies and curriculum guidelines for anti-racist education. We use references: Brazil (1996, 2003, 2012); Bauman (2003); Carvalho (1987), Freire (1996); Gomes (2003); Hall (2011); Munanga (1999); among others. Identify relevant points as the application of Law 10.639 / 2003, which has implemented the requirement of etnicorraciais content through discussions in class, conversations, readings of literary works with the black theme, the production of critical texts, images, analysis of newspapers / magazines, videos and more. In this sense, (in) concluded that teachers of that school, mostly put those contents in a superficial way. What corroborates our hypothesis about the gap in the initial training, not to allow the requirement of specific disciplines. Some are more accountable such content, for seeking continuing education courses, and even Graduate, level of specialization and master to accomplish their pedagogical actions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-20T12:45:50Z No. of bitstreams: 1 FT20092016.pdf: 2041876 bytes, checksum: 43151b0fc27e9660fdaf095cc2607d94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FT20092016.pdf: 2041876 bytes, checksum: 43151b0fc27e9660fdaf095cc2607d94 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectEducação etnicorracialpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleIdentidade, tempo e espaço: formação do/a professor/a de jovens e adultos para a educação etnicorracialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta discussão acerca da educação etnicorracial e perpassa às categorias identidade, formação, tempo e espaço, desenvolvida na Esco la Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Pinto, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo foca na formação de professores/as do ensino da EJA e permitiu compreender como está sendo a efetivação da legislação etnicorracial no cur rículo escolar. A presente investigação se insere numa abordagem metodológica qualitativa, do tipo pesquisa participante. Os procedimentos teóricos/técnicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental; aplicação de questionário e diálogo com os/ as professores/as. Para tanto, o nosso embasamento teórico foi ancorado em diferentes fontes que nos permitiu refletir sobre os contextos históricos, políticas públicas atuais e orientações curriculares para a educação antirracista. Utilizamos referências de: Brasil (1996, 2003, 2012); Bauman (2003); Carvalho (1987), Freire (1996); Gomes (2003); Hall (2011); Munanga (1999); entre outros. Identificamos pontos relevantes como a aplicação da Lei 10.639/2003, que vem implementando a obrigatoriedade dos conteúdo s etnicorraciais, através de debates em sala, conversas, leituras de obras literárias com a temática negra, produção de textos críticos, imagens, análises de jornais/revistas, vídeos entre outros. Nesse sentido, (in) concluímos que os docentes da referida escola, em sua maioria, colocam esses conteúdos de forma superficial. O que corrobora nossa hipótese sobre a lacuna da formação inicial, em não possibilitar a obrigatoriedade de disciplinas específicas. Alguns se apropriam mais destes conteúdos, por buscar em cursos de formação continuada, e até de Pós - Graduação, nível de especialização e mestrado para realizarem suas ações pedagógicas.-
dc.publisher.departmentEducação-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FT20092016.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.