Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Fernanda Soares-
dc.date.accessioned2018-11-12T16:41:41Z-
dc.date.available2018-11-12-
dc.date.available2018-11-12T16:41:41Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12294-
dc.description.abstractAdvertising campaigns have used child behavior analysis to persuade this audience to acquire their products and identify with their brand. In addition to the dissemination of products and brands, some values are propagated by advertising, often incompatible with children's citizenship and health. The main objective of this dissertation is to identify the effects of advertising on children. Based on this element, it examines the protection granted to children and adolescents in Brazilian law, especially in the context of consumer law. Initially, it seeks to delimit the concept, classifications and principles that govern advertising: the negative influence of the media on the development of children and adolescents has been proven by several researches. Publicity directed to the infantile-juvenile public characterizes as abusive, by disrespecting its condition of subject of rights. As is known, children are still in the stage of physical and psychic development. Therefore, they do not possess the same mental awareness and understanding that adults have about reality. As a result, they are not in a position to confront, with discernment, the pressure exerted by advertising on the issue of consumption. It also seeks to evaluate if the rules of current legislation have been effective in protecting this segment of the population. This analysis was made from the presentation of a statistical diagnosis on the measures of control of the publicity taken by the organ of self-regulation. Finally, an empirical analysis of the judgments carried out by the Judiciary was carried out. After this analysis is presented its positioning when it comes to advertising involving children in the role of consumers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-11-12T16:41:41Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2334747 bytes, checksum: e2a6cf0e4ff9a1e022fa1491b770b880 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-12T16:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2334747 bytes, checksum: e2a6cf0e4ff9a1e022fa1491b770b880 (MD5) Previous issue date: 2017-07-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPublicidade abusivapt_BR
dc.subjectDoutrinapt_BR
dc.subjectJurisprudênciapt_BR
dc.subjectRegulamentopt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectAbusive advertisingpt_BR
dc.subjectDoctrinept_BR
dc.subjectJurisprudencept_BR
dc.subjectRegulationpt_BR
dc.titlePublicidade dirigida a criança: análise doutrinária e tendência jurisprudencialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Fernanda Holanda de Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568199402340993pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8657692230159566pt_BR
dc.description.resumoAs campanhas publicitárias têm utilizado de análise do comportamento infantil com vista a persuadir esse público à aquisição de seus produtos e à identificação com sua marca. Além da divulgação de produtos e marcas, alguns valores são propagados pela publicidade, muitas vezes incompatíveis com a cidadania e a saúde das crianças. O objetivo primacial desta dissertação é buscar identificar os efeitos da publicidade sobre o público- infantil. Com base nesse elemento, passa analisar a proteção conferida às crianças e adolescentes no ordenamento brasileiro, em especial, no âmbito do direito do consumidor. Inicialmente procura-se delimitar o conceito, as classificações e os princípios que regem a publicidade .Sabe-se que a influência negativa da mídia é capaz de atingir o desenvolvimento da criança e do adolescente , fato comprovado por diversas pesquisas. A publicidade dirigida ao público infanta- juvenil caracteriza como abusiva, ao desrespeitar sua condição de sujeito de direitos. Como se sabe, as crianças ainda estão em fase de desenvolvimento físico e psíquico. Portanto, não possuem a mesma consciência mental e compreensão que tem os adultos sobre a realidade. Em razão disso, não estão em condições de enfrentar, com discernimento a pressão exercida pela publicidade no que se refere à questão do consumo. Busca - se, também, avaliar se as regras da legislação atual têm - se mostrado eficazes na proteção a esse segmento da população. Essa análise foi feita a partir da apresentação de um diagnóstico estatístico sobre as medidas de controle da publicidade tomadas pelo órgão de autorregulação. Realizou-se, por fim, uma análise empírica dos julgamentos levados a efeito pelo Poder Judiciário. Após essa análise apresenta-se seu posicionamento quando se trata de publicidade envolvendo criança no papel de consumidoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.