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metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico na educação infantil e sua relevância para a alfabetização: uma abordagem psicopedagógica
metadata.dc.creator: Bulhões, Jéssica Lúcia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.description.resumo: A metodologia através de jogos e brincadeiras que trás o lúdico para as ações educativas, tem demonstrado grande relevância no fazer pedagógico, em especial nas primeiras etapas da educação onde a criança aprende através da ludicidades dos jogos e bricadeiras que povoam seu universo, promovendo a construção de conhecimentos no decorrer das diversas fases do desenvolvimento humano e a aquisição de algumas habilidades fundamentais para o bom êxito do processo de aprendizagem. A apresente pesquisa tem como objetivo geral analisar as habilidades desenvolvidas durante a Educação Infantil. Especificamente, pretende-se: classific ar o desemprenho das crianças nos pré-requisitos para a alfabetização; verificar a relevância da utilização dos jogos e brincadeirasna Educação Infantil. Para tanto contamos com a participação de 10 alunos do Jardim II de uma escola particular da cidade de João Pessoa, com idade entre 5 e 6 anos (m= 5,90; dp= 0,316), sendo 50% masculino e 50% feminino. Usamos como instrumento para coleta de dados o teste de Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização (IAR). Os resultados alcançados foram os seguintes : 90% dos participantes acertaram os quesitos de lateralidade e direção espacial; com relação a verbalização de palavras 70% dos articipantes acertaram; e nos quesitos de esquema corporal, posição, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação visual, discriminação auditiva, análise/síntese e coordenação motora, acertaram 100% dos quesitos propostos, demostrando que esse grupo de alunos está apto para prosseguir sua caminhada rumo a alfabetização. Os dados dessa pesquisa demonstram que o lúdico na educação das crianças pequenas é de relevância significativa para o sucesso da aprendizagem significativa.
Abstract: The methodology through games and activities that brings the playful to the educational actions, has shown great relevance in the pedagogical practice, especially in the early stages of education where children learn through ludicidades games and bricadeiras populating his universe, promotin g the construction of knowledge during the various stages of human development and the acquisition of some key skills for the success of the learning process. The present research has as main objective to analyze the skills developed during childhood education. Specifically, we intend to: classify the desemprenho of children in prerequisites for literacy; check the relevance of the use of games and playing in kindergarten. For this we count on the participation of 10 students of II Garden of a private school in the city of João Pessoa, aged 5 and 6 years (mean = 5.90, SD = 0.316), 50% male and 50% female. We used as a tool for data collection Basic Repertoire evaluation test for Literacy (IAR). The results obtained were as follows: 90% of participants agreedon the questions of laterality and spatial direction; with respect to verbalizing words 70% of respondents agreed; and in the categories of body image, position, space, size, quantity, shape, visual discrimination, auditory discrimination, analysis / synthesis and coordination, they hit 100% of the proposed questions, showing that this group of students is able to continue its path towards literacy. The data from this study demonstrate that the playful in the education of young children is of significant importance to the success of meaningful learning.
Keywords: Educação infantil
Ludicidade
Aprendizagem
Playful
Childhood education
Learning
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1232
Issue Date: 20-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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