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metadata.dc.type: TCC
Title: Educação financeira: uma análise das práticas familiares dos associados às cooperativas de crédito
metadata.dc.creator: Lira, Alyne Moema Ramalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Wenner Gláucio Lopes
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a educação financeira pode contribuir para o desenvolvimento familiar sustentável das famílias associadas as cooperativas de crédito da Região Nordeste. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de levantamento. Foi realizado uma pesquisa de campo com 323 indivíduos, por meio de um questionário dividido em quatro blocos, enviado via endereço eletrônico, com auxílio da ferramenta de Formulário do Google. Esse questionário passou previamente por um pré-teste e foram elaboradas 21 questões, sobre o entrevistado e sua família. Foram obtidas 124 respostas, que representaram 38,4% da população estudada. Os resultados apontam que a faixa etária dos respondentes concentrou-se de forma expressiva entre 25 e 39 anos, representando um público jovem associado as cooperativas de crédito. No que diz respeito ao conhecimento financeiro, os homens sentem-se mais seguros do que as mulheres, e os indivíduos casados apresentaram um índice mais elevado de conhecimento sobre finanças, no entanto, apenas 8% da população respondente afirmaram possuir conhecimento amplo sobre o tema. O fator “experiência prática” foi apontado como determinante na aquisição do conhecimento. Apesar de 80,6% dos indivíduos considerarem a educação financeira com um grau de importância elevado, mais da metade dos que possuem filhos não praticam a educação financeira em casa e não planeja o uso do dinheiro a longo prazo, gerando falta de controle e consequentemente o endividamento.
Abstract: This study aimed to analyze how financial education can contribute to the sustainable family development of families associated with credit cooperatives in the Northeast Region. This is a descriptive and survey research. A field survey was conducted with 323 individuals, by means of a questionnaire, sent by electronic address, with the help of the Google Form. This questionnaire was previously pre-tested and 21 questions were written about the interviewee and his family. A total of 124 responses were obtained, representing 38,4% of the population studied. The results indicate that the age range are concentrated between 25 and 39 years old, representing a young public associated to credit cooperatives. About the financial knowledge, men feel safer than women, and married individuals have a higher index of knowledge about finance, yet only 8% of the respondent population claimed to have broad knowledge of the subject. The factor "practical experience" was pointed out as a determinant in the acquisition of knowledge. Although 80,6% of individuals consider financial education to be of high importance, more than half of those who have children don’t practice financial education at home and do not plan to use money in the long run, resulting in a lack of control and consequently the indebtedness.
Keywords: Finanças
Educação financeira
Planejamento financeiro
Cooperativa de crédito
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Finanças e Contabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12344
Issue Date: 22-Oct-2018
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