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metadata.dc.type: TCC
Title: Whistleblowing no Brasil: a influência do tipo de recompensa na intenção de denunciar uma fraude contábil
metadata.dc.creator: Oliveira, Cleydiane Maria de
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Adriana Fernandes de
metadata.dc.description.resumo: Na atual conjuntura mundial, as fraudes têm sido um obstáculo e gerado problemas sociais e econômicos. Os custos das fraudes são elevados gerando grandes perdas as entidades que a enfrentam. Uma das formas de descobrir o ato fraudulento é através de denúncia e recompensas sejam financeiras ou não, podem ser um meio de incentiva-la. Este trabalho teve como objetivo verificar se o tipo da recompensa influência na intenção de denunciar uma fraude contábil. O estudo se caracteriza como estudo de campo e utilizou como meio de coleta de dados um questionário aplicado junto aos estudantes do curso de Ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba, obteve-se uma amostra de 204 respondentes. Os resultados demonstraram que homens são mais propensos a denunciar que mulheres no cenário de recompensa financeira, nos cenários de apenas denúncia e denúncia com recompensa não financeira, as mulheres foram mais propensas que os homens. Verificou-se também nos três cenários que jovens de 17 a 25 anos foram mais propensos a denunciar. Segundo os respondentes há preferência em efetuar a denúncia em canais internos administrados por terceiros, quando perguntados sobre a atitude do gerente a maioria dos respondentes avaliou como grave a ação cometida pelo gerente, e os indivíduos mais propensos a denunciar fora os de renda de 1 a 4 salários mínimos. Este estudo colabora na discussão do tema, e busca incentivar o interesse na pesquisa sobre os fatores que exercem influência na intenção de denunciar ou não uma fraude, estimulando o estudo e entendimento do tema.
Abstract: In the current global scenario, fraud is an obstacle and a high social and economic revenue. The costs of fraud are high, causing large losses to the entities that face it. One way to find out the act fraudulent is through denunciation and rewards whether financial or not, can be a means of encouraging it. This work had as objective to verify if the type of the reward influences in the intention to report an accounting fraud. The study was characterized as a field study and used as a means of collecting data a questionnaire applied to the students of the course of accounting sciences of the Federal University of Paraíba, a sample of 204 respondents was obtained. The results showed that men are more likely to report that women in the financial reward scenario, in the only reporting and reporting scenarios with non-financial reward, women were more likely than men. It was also found in the three scenarios that 17- to 25-year-olds were more likely to report. According to the respondents, there is a preference in reporting on internal channels administered by third parties, when asked about the attitude of the manager, most respondents evaluated how serious the action committed by the manager was, and the individuals most likely to report out of income from 1 to 4 minimum wages. This study contributes to the discussion of the topic, and seeks to encourage interest in research on the factors that influence the intention to denounce or not a fraud, stimulating the study and understanding of the topic.
Keywords: Contabilidade
Fraude contábil
Denúncia
Whistleblowing
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Finanças e Contabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12348
Issue Date: 25-Oct-2018
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