Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12353
metadata.dc.type: TCC
Title: Desempenho acadêmico dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.creator: Rocha, Flávia Arruda de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Márcia Reis
metadata.dc.description.resumo: O contexto brasileiro é marcado atualmente por mudanças que de certa forma afetam o ensino da Contabilidade no Brasil. Alguns desses fatores pode ser dado pela expansão do ensino superior e da pós-graduação. Com o crescimento do mercado de trabalho, as empresas buscam mais qualificações dos profissionais. Com isto, as organizações buscam profissionais mais qualificados com um maior grau de educação. Assim, este novo contexto impõe mudanças significativas na esfera educacional, uma vez que neste cenário permanece a relevância da educação. Cria-se também a necessidade de acompanhar os processos de formação dos profissionais. Deste modo avaliar o desempenho acadêmico dos alunos pode contribuir para muitos fatores ligados a política educacional, sendo tal avaliação um método relevante para a educação já que irá indicar como está a qualidade do ensino. Considerando o contexto apresentado, é importante entender as variáveis que influenciam o aprendizado bem como o desempenho dos discentes, deste modo, a pesquisa tem como objetivo averiguar o desempenho acadêmico dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UFPB com base no CRA dos discentes. O estudo de caráter exploratório descritivo, recorreu a pesquisa bibliográfica e documental. Utilizou-se uma amostra de 297 alunos. Os documentos analisados foram os históricos acadêmicos que incluem forma de ingresso, tipo de entrada, gênero, naturalidade, turno e também foram analisadas listas disponibilizadas pela coordenação do curso. Os resultados evidenciam que o turno em que o aluno frequenta não influencia em seu desempenho, bem como o gênero também não influencia. Observou-se também um aumento do abandono dos alunos e que o desempenho muda no decorrer do curso por período de matrícula. Por fim, é importante prosseguir os estudos para identificar os fatores que podem impactar de maneira mais relevante o desempenho dos alunos bem como identificar o perfil destes a fim de melhorar o processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The Brazilian context is currently marked by changes that affect the teaching in Accounting Education in Brazil. Some of these factors can be given by the expansion of superior teaching and postgraduate. With the growth of market work, companies seek more professional qualifications. With this, the organizations seek a more qualified professional with a higher degree of education. Like this, this new context imposes significant changes in the educational sphere, since this scenario remains the relevance of education. It also creates the need to follow the training processes of professionals. In this way, assessing a student’s academic performance can contribute to many factors connected to an educational policy, such evaluation being a relevant method for education since it will indicate how is the quality of education. Considering the context presented, it is important to understand the variables that influence the learning as well the performance of the students, in this way, the research has the object to ascertain the academic performance of the students of the course of Accounting Sciences of the UFPB based on the CRA of the students. The study of character exploratory descriptive, resorted to bibliographical and documentary research. A sample of 297 students was used. The documents analyze were the academic records included in the entry form, entry type, gender, nationality, shift, and also the lists provided by the course coordination were analyzed. The results show that the student's shift does not influence their performance, nor does the gender influence. There was also an increase in student drop-outs and that performance changes over the course of the course per enrollment period. Finally, it is important to continue the studies to identify the factors that can impact more relevantly the student performance as well as identify their profile in order to improve the teaching-learning process.
Keywords: Ciências contábeis
Contabilidade
Desempenho acadêmico
Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Finanças e Contabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12353
Issue Date: 24-Oct-2018
Appears in Collections:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FALR26112018.pdf835,36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons