Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Charliton José dos Santos-
dc.creatorArruda, Silvana de Lima-
dc.date.accessioned2016-09-21T11:55:36Z-
dc.date.available2016-09-21T11:55:36Z-
dc.date.issued2016-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1235-
dc.descriptionEste TCC tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa “TRAJETÓRIAS DE VIDAS DE MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA”, realizada no âmbito do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB. A metodologia utilizada no estudo durante a pesquisa permitiu desenvolver análises relacionadas com os estudos de gênero, a partir de entrevistas semi-estruturadas e pautadas na metodologia da história oral, com duas alunas em processo de formação escolar. Nessa perspectiva, o estudo toma como preocupação relevante discutir os porquês de algumas mulheres estarem em salas de aula, mesmo após um dia de labuta fora ou no interior do lar, nos constantes afazeres domésticos. O estudo está amparado nos pressupostos da produção historiográfica, realizada especialmente por historiadores da nova história cultural. Portanto, a partir de suas contribuições buscou-se dar visibilidade e voz a um sujeito que durante muito tempo ficou fora das versões da historiografia oficial, ou ocupou espaços mínimos e marginalizados, embora tenha participado ativamente do processo histórico, no caso em estudo, as mulheres em processo de reinserção escola na EJA.pt_BR
dc.description.abstractThis CBT aims to present search results "PATHS OF LIVES OF WOMEN IN YOUTH AND ADULT EDUCATION - AYE", held under the Bachelor of Pedagogy UFPB. The methodology used in the study during the study allowed developing analyzes related to gender studies, from semi-structured interviews and guided by the methodology of oral history, with two students in the school education process. In this perspective, the study takes as relevant concern discuss the reasons some women are in classrooms, even after a day of toil outside or inside the home, in constant housework. The study is supported on the assumptions of historical production, performed especially by historians of the new cultural history. Therefore, from their contributions we sought to give visibility and voice to a subject that has long been out of the versions of the official historiography, or minimum and marginalized spaces occupied, although the historical process actively participated in thept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-21T11:55:36Z No. of bitstreams: 1 SLA21092016.pdf: 540253 bytes, checksum: c07ca63745365be18983f7ca39b2a641 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-21T11:55:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SLA21092016.pdf: 540253 bytes, checksum: c07ca63745365be18983f7ca39b2a641 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2014.-
dc.subjectTrajetória de vidapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMulheres - gêneropt_BR
dc.titleTrajetórias de vidas de mulheres na educação de jovens e adultos – EJApt_BR
dc.typeTCC-
dc.contributor.advisor1Machado, Charliton José dos Santos-
dc.description.resumoEste TCC tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa “ TRAJETÓRIAS DE VIDAS DE MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA”, re alizada no âmbito do C urso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB. A metodologia utilizada no estudo d urante a pesquisa permitiu desenvolve r análises relacionadas com os estudos de gênero, a partir de entrevistas semi - estruturadas e pautadas na metodologia da história oral, com duas alu nas em processo de formação escolar. Nessa perspectiva, o estudo toma como preocupação relevante discutir os porquês de algumas mulheres estarem em salas de aula, mesmo após um dia de labuta fora ou no interior do lar, nos constantes afazeres domésticos. O estudo está amparado nos pressupostos da produção historiográfica, realizada especialmente por historiadores da nova história cultural. Portanto, a partir de suas contribuições buscou - se dar visibilidade e voz a um sujeito que durante muito tempo ficou fo ra das versões da historiografia oficial, ou ocupou espaços mínimos e marginalizados, embora tenha participado ativamente do processo histórico, no caso em estudo, as mulheres em processo de reinserção escola na EJA.-
dc.publisher.departmentEducação-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SLA21092016.pdf527,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.