Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12372
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Chaves, Juliana Aparecida Pina | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T20:46:22Z | - |
dc.date.available | 2018-11-27T20:46:22Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12372 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study is to demonstrate the cognitive abilities of the public surveyed. Faced with the difficulties that most people present in relation to learning in Mathematics and its use and interpretation in everyday life, we seek to better understand this phenomenon through a descriptive research, in which the public is composed of residents of a peripheral neighborhood of João Pessoa. More precisely, the respondents are users of the services of the Family Health Unit, Employees I - 1 st stage, located in the Oitizeiro neighborhood. Through the use of questionnaires, we can observe categories of answers that more closely portrayed the reality of the participants of the above mentioned research. The results obtained were analyzed in order to establish a relation between the theory and the daily life of the target audience, being the research guided by the theories of Duval, Ausubel and Piaget. The following research leads us to a reality of many difficulties in obtaining and memorizing mathematical contents, both acquired through formal education and outside the school environment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2018-11-27T20:46:22Z No. of bitstreams: 1 JAPC271120187.pdf: 862772 bytes, checksum: 1a7718cab2f4f111b9a351433a0904d9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-11-27T20:46:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAPC271120187.pdf: 862772 bytes, checksum: 1a7718cab2f4f111b9a351433a0904d9 (MD5) Previous issue date: 2017-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Receituários médicos - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em matemática | pt_BR |
dc.title | A matemática existente nos receituários médicos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dantas, Edison Thadeu Bichara | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo evidenciar as habilidades cognitivas do público pesquisado. Diante das dificuldades que a maioria das pessoas apresenta em relação à aprendizagem em Matemática e sua utilização e interpretação no cotidiano, procuramos compreender melhor esse fenômeno, através de uma pesquisa descritiva, em que o público pesquisado é composto por moradores de um bairro periférico de João Pessoa. Mais precisamente, os pesquisados são usuários dos serviços da Unidade de Saúde da Família Funcionários I -1º etapa, localizada no bairro de Oitizeiro. Através da utilização de questionários, podemos observar categorias de respostas que retrataram, de maneira mais próxima, a realidade dos participantes da pesquisa supracitada. Os resultados alcançados foram analisados de modo a estabelecer uma relação entre a teoria e o cotidiano do público alvo, sendo a pesquisa norteada pelas teorias de Duval, Ausubel e Piaget. A seguinte pesquisa, nos leva a uma realidade de muitas dificuldades na obtenção e memorização de conteúdos matemáticos, tanto adquiridos por meio da educação formal, como foram do ambiente escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAPC271120187.pdf | 842,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.