Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12372
Tipo: TCC
Título: A matemática existente nos receituários médicos
Autor(es): Chaves, Juliana Aparecida Pina
Primeiro Orientador: Dantas, Edison Thadeu Bichara
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo evidenciar as habilidades cognitivas do público pesquisado. Diante das dificuldades que a maioria das pessoas apresenta em relação à aprendizagem em Matemática e sua utilização e interpretação no cotidiano, procuramos compreender melhor esse fenômeno, através de uma pesquisa descritiva, em que o público pesquisado é composto por moradores de um bairro periférico de João Pessoa. Mais precisamente, os pesquisados são usuários dos serviços da Unidade de Saúde da Família Funcionários I -1º etapa, localizada no bairro de Oitizeiro. Através da utilização de questionários, podemos observar categorias de respostas que retrataram, de maneira mais próxima, a realidade dos participantes da pesquisa supracitada. Os resultados alcançados foram analisados de modo a estabelecer uma relação entre a teoria e o cotidiano do público alvo, sendo a pesquisa norteada pelas teorias de Duval, Ausubel e Piaget. A seguinte pesquisa, nos leva a uma realidade de muitas dificuldades na obtenção e memorização de conteúdos matemáticos, tanto adquiridos por meio da educação formal, como foram do ambiente escolar.
Abstract: The objective of this study is to demonstrate the cognitive abilities of the public surveyed. Faced with the difficulties that most people present in relation to learning in Mathematics and its use and interpretation in everyday life, we seek to better understand this phenomenon through a descriptive research, in which the public is composed of residents of a peripheral neighborhood of João Pessoa. More precisely, the respondents are users of the services of the Family Health Unit, Employees I - 1 st stage, located in the Oitizeiro neighborhood. Through the use of questionnaires, we can observe categories of answers that more closely portrayed the reality of the participants of the above mentioned research. The results obtained were analyzed in order to establish a relation between the theory and the daily life of the target audience, being the research guided by the theories of Duval, Ausubel and Piaget. The following research leads us to a reality of many difficulties in obtaining and memorizing mathematical contents, both acquired through formal education and outside the school environment.
Palavras-chave: Educação matemática
Receituários médicos - Matemática
Aprendizagem em matemática
CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12372
Data do documento: 15-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAPC271120187.pdf842,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.