Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12383Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Fernandes, Thayná de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2018-11-28T19:04:15Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-05 | - |
| dc.date.available | 2018-11-28T19:04:15Z | - |
| dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12383 | - |
| dc.description.abstract | The didactic-pedagogical training is a set that encompasses didactics, teaching practice, education and philosophy contributing to educational teaching, as the present study has the general objective: To investigate a didactic-pedagogical formation of postgraduate students (stricto sensu ) is not a course in Accounting Sciences of the UFPB (Federal University of Paraíba) that originated in the Spin-off of the Multi-Institutional and Interregional Program of Post-Graduate Studies in Accounting at UnB / UFPB / UFRN (MULTI).In the theoretical framework, using a number of authors, a conceptual approach was applied to the subject under study and in the methodological plan, the option for the approach was the documentary and field research, as it was carried out through those graduated in the Postgraduate Program of Accounting Sciences of the UFPB. The results are presented in the profile where the majority are masters, of the female sex and all the analyzed ones exerted the profession of professor of the superior education. In addition, most express that reflecting their role as a teacher observed a gap in teaching methodology and didactic-pedagogical skills that could be more explored in the academic structure of postgraduate programs, after the documentary analysis it was also verified that the disciplines that aim at subjects of didactic-pedagogical training are treated as electives in the programs. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-11-28T19:04:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TOF28112018.pdf: 1797172 bytes, checksum: 4e2c6f1ff22426e6ec48879cae2db365 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-11-28T19:04:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TOF28112018.pdf: 1797172 bytes, checksum: 4e2c6f1ff22426e6ec48879cae2db365 (MD5) Previous issue date: 2018-10-25 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Didática | pt_BR |
| dc.subject | Ciências contábeis | pt_BR |
| dc.subject | Universidade Federal da Paraíba (UFPB) | pt_BR |
| dc.title | Formação didático-pedagógica dos egressos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Araújo, Valdineide dos Santos | - |
| dc.description.resumo | A formação didático-pedagógica é um conjunto que engloba a didática, práticas de ensino, educação e filosofia contribuindo ao fenômeno educativo, assim o presente estudo teve como objetivo geral: Investigar a formação didático-pedagógica dos alunos pós-graduados (stricto sensu) no curso de Ciências Contábeis da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) que teve origem da cisão do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN (MULTI). No quadro teórico, recorrendo a vários autores, efetuou-se uma abordagem conceitual à temática em estudo e no plano metodológico, a opção pela abordagem foi a pesquisa documental e de campo, pois realizou-se através dos formados no Programa de Pós-graduação de Ciências Contábeis da UFPB. Os resultados apresentam-se quanto ao perfil onde a maioria são mestres, do sexo feminino e todos os analisados exerceram a profissão de professor do ensino superior. Além disso, a maioria expressa que ao refletir sua atuação como docente observaram uma lacuna em competências de metodologia de ensino e didático-pedagógicas que poderia ser mais explorado na estrutura acadêmica dos programas de pós-graduação, diante da análise documental verificou-se também que as disciplinas que objetivam assuntos de formação didático-pedagógica são tratadas como eletivas nos programas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Finanças e Contabilidade | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TOF28112018.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
