Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12384
Tipo: TCC
Título: Finanças pessoais: uma análise sobre a influência cultural e parental na tomada de decisão de indivíduos do Município de João Pessoa/PB
Autor(es): Alves, Túlio dos Santos
Primeiro Orientador: França, Robério Dantas de
Resumo: Com a percepção da falta de investimento em Educação Financeira no cenário escolar, e a percepção da pouca (ou falta de) preocupação dos pais em relação a ensinamentos do uso consciente do dinheiro com os filhos, este estudo teve como objetivo analisar a educação financeira dos estudantes do último ano do ensino médio e como as questões culturais e parentais os afeta para a tomada de decisão, no município de João Pessoa, na perspectiva dos mesmos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva e procedeu-se um estudo de campo, utilizando o questionário para a coleta de dados junto a uma amostra de 14 escolas com 262 alunos. Os resultados revelaram no que se refere à influência parental, que o “cofrinho” utilizado pelos pais na infância é uma boa forma de ensinar a poupar e que as formas que os pais utilizam o próprio dinheiro podem refletir neles para se tornarem pessoas consumistas no futuro. No que diz respeito à influência cultural afirma-se que se houvesse disciplina de Educação Financeira desde o ensino fundamental, hoje estariam mais preparados para administrar suas finanças pessoais. Além disso, acreditam que o passado histórico do Brasil contribuiu para o mau planejamento das finanças atuais. Concluiu-se, a partir dos estudantes pesquisados que a Educação Financeira, seja na escola ou em casa, tem muito a evoluir visto que muitos não souberam responder questões simples de finanças, predominando mais a influência parental do que a cultural nos conhecimentos financeiros dos mesmos.
Abstract: Given the perception lack of investment in Financial Education in the school scenery, and the perception of the few (or lack of) worry from the parents related to the teaching of the conscious use of the money with their children, this research aimed to analyze the financial education from high school seniors and how the cultural and parental issues affect them on their decision, in the city of João Pessoa, from their perspective. To do so, a descriptive research was realized and a field study was carried out, using a questionnaire to the data collection for a sample of 14 schools with 262 students. The results revealed that, related to the parental influence, the piggy bank used by parents in the childhood is a good way to teach savings and that the ways that parents use their own money can reflect on them to become consumers in the future. About the cultural influence, it is stated that if there were a discipline of Financial Education since elementary school, today they would be better prepared to manage their personal finances. In addition, they believe that Brazil’s historical past has contributed to the bad planning of current finances. It was concluded, from the students surveyed, that Financial Education, whether at school or at home, has much to evolve since a lot of students were not able to answer simple finance questions, predominating more the parental influence than the cultural one in the financial knowledge of the same ones.
Palavras-chave: Educação financeira
Tomada de decisão
Influência dos pais
João Pessoa - PB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12384
Data do documento: 26-Out-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSA28112018.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons