Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12405
Tipo: Dissertação
Título: Produção técnico-científica dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal da Paraíba - Campus III, Bananeiras - Paraíba
Autor(es): Rimá, Jacqueline de Castro
Primeiro Orientador: Targino, Maria das Graças
Resumo: Apresenta-se estudo sobre os servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o objetivo macro de analisar a produção técnico-científica dos TAE do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA / UFPB) Campus III, Bananeiras – Paraíba (PB). A partir daí, enunciam-se os objetivos específicos: (1) categorizar o perfil dos técnico-administrativos em educação do CCHSA / UFPB com maior produção; (2) mapear a produção técnico-científica; (3) identificar os canais de comunicação utilizados para disseminar tal produção; (4) detectar a temática dos diversos tipos de produção técnico-científica dos TAE. Frente aos objetivos pretendidos, apresentamse os pressupostos: (1) o perfil dos TAE que mais produzem são os que possuem formação acadêmica de nível superior, mesmo quando ocupam cargos / funções que exigem nível de escolaridade menor; (2) os servidores TAE da UFPB possuem produção técnico-científica, sendo os artigos de periódicos científicos, comunicações de eventos e capítulos de livros os canais de comunicação mais utilizados; (3) a produção técnico-científica dos TAE concentrase nas áreas / temáticas educação, administração, agronomia, zootecnia, ciência e tecnologia de alimentos. Para consecução dos objetivos, no que concerne à revisão de literatura, recorrese a fontes impressas ou eletrônicas que versam sobre os tópicos comunicação científica e ciência da informação / modalidades de comunicação / produção técnico-científica, e também sobre a realidade das instituições de ensino superior no Brasil, com ênfase para a realidade da UFPB. Em termos metodológicos, referente à tipologia da pesquisa, trata-se de pesquisa exploratória, a partir de abordagem quali-quantitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, isto é, o corpus resulta de consulta ao currículo Lattes de todos os 131 servidores TAE do CCHSA / UFPB para identificação e estudo da produção, no período de 2013 a 2016. A partir de então, a análise de dados foi do tipo descritiva via análise estatística simples, com uso da técnica da análise de conteúdo, através da qual se categoriza a temática das produções. Após mapeamento da produção técnico-científica, verifica-se que os pressupostos levantados se confirmam. O perfil do técnico-administrativo em educação com maior produção é constituído por profissionais com formação de nível superior, mesmo quando ocupam cargos / funções de menor nível. Os canais de comunicação mais utilizados são anais de eventos, apresentação de trabalho e palestra, artigos de periódicos, cursos de curta duração ministrados, livros e capítulos de livros, e desenvolvimento de material instrucional. A temática da produção concentra-se nas áreas Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Ao final, apresentam-se as considerações finais, a lista de fontes consultadas e os apêndices.
Abstract: It presents a study about the technical-administrative servants in education (TAE) of the Federal University of Paraíba (UFPB), with macro aim at analyzing the technical-scientific production of the TAE of the Center for Human, Social and Agrarian Sciences (CCHSA / UFPB) Campus III, Bananeiras - Paraíba (PB). From there, the specific objectives are stated: (1) to categorize the profile of the technical-administrative in education of the CCHSA / UFPB with higher production; (2) map the technical-scientific production; (3) identify the communication channels used to disseminate such production; (4) to detect the thematic of the various types of technical-scientific production of the TAE. In view of this, the following assumptions are presented: (1) the profile of the TAE that produce the most are those with higher education, even when they hold positions that require lower level of education; (2) the TAE servants of the UFPB have technical-scientific production, being the articles of scientific journals, event communications and book chapters the most used communication channels; (3) the technical-scientific production of the TAE is concentrated in the areas/thematic of education, administration, agronomy, zootechnics, science and technology of food. In order to achieve the objectives, with regard to literature review, it resorted to printed or electronic sources that deal with topics of scientific communication and information science / communication modalities / technical-scientific production, as well as the reality of the institutions of higher education in Brazil, with emphasis on the reality of UFPB. In methodological terms, referring to the typology of the research, it is an exploratory research, based on a qualitative-quantitative approach, performed through bibliographical and documentary research, that is, the corpus results from consulting the Lattes curriculum of all 131 TAE servants of CCHSA / UFPB for identification and study of the production, from 2013 to 2016. From then on, the analysis of the data was of the descriptive type through simple statistical analysis, using the technique of content analysis, through which the production thematic is categorized. After mapping the technical-scientific production, it is verified that the assumptions raised are confirmed. The profile of the technical-administrative in education with higher production is made up by professionals with formation on higher education level, even when they hold lower level positions / functions. The most used communication channels are events annals, presentation of work and lecture, articles of journals, short time courses taught books and chapters of books, and development of instructional material. The production thematic focuses on such areas Agrarian Sciences, Applied Social Sciences and Human Sciences. At the end, the final considerations, the list of sources consulted and the appendices are presented.
Palavras-chave: Produção técnico-científica
Servidores técnicoadministrativos em educação
Scientific communication
Technical-scientific production
Technicaladministrative servants in education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12405
Data do documento: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.