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metadata.dc.type: TCC
Title: Da escola regular à universidade: Uma reflexão acerca das construções identitárias em narrativas de alunos com deficiência visual.
metadata.dc.creator: Souza, Débora Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Medrado, Betânia Passos
metadata.dc.description.resumo: Os avanços advindos da luta por um sistema educacional mais inclusivo fizeram com que alunos com deficiência visual saíssem das escolas de educação especial e passassem a frequentar escolas regulares e outros espaços de educação, tais como as Instituições de Ensino Superior. No entanto, a mudança não tem garantido, a esses alunos, uma inclusão efetiva (FERREIRA, 2006), pois ainda existem muitos obstáculos que dificultam sua formação. As narrativas dos alunos evidenciam um sistema educacional dividido entre dois paradigmas diferentes: a integração e a inclusão. Esse conflito - que se materializa em ações que excluem ou incluem - tem influenciado os processos de construção identitária de alunos cegos. Segundo Hall (2011), a identidade é construída socialmente e não é algo permanente. Dessa forma, o indivíduo assume identidades diferentes nas diversas fases de sua vida, através de suas experiências de vida e interações com outras pessoas. Assim, esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar aspectos da construção identitária de um grupo de alunos cegos, por meio de narrativas sobre suas trajetórias em diferentes contextos educacionais, entre eles o curso de extensão de língua espanhola oferecido pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba, no qual esta pesquisadora atuou como professora estagiária durante os anos de 2017 e 2018. A análise das narrativas indica que é possível realizar uma série de ações pedagógicas, com vistas a uma educação mais inclusiva e, portanto, mais justa, assim como ações que precisam ser, ainda, repensadas, melhoradas e, até mesmo, evitadas.
Abstract: Los avances resultantes de la lucha por un sistema educativo más inclusivo hicieron que los alumnos con discapacidad visual salieran de las escuelas de educación especial e ingresaran en las escuelas regulares y otros espacios educativos, tales como las Instituciones de enseñanza superior. Sin embargo, el cambio no les garantiza a esos alumnos una efectiva inclusión (FERREIRA, 2006), ya que aún hay muchos obstáculos que dificultan su formación. Las narrativas de los alumnos ponen en evidencia un sistema educativo dividido entre dos paradigmas diferentes: el de la integración y el de la inclusión. Ese conflicto - que se materializa en acciones que excluyen o incluyen - ha influido en los procesos de construcción identitaria de los alumnos ciegos. Según Hall (2011), la identidad es socialmente construida y no es permanente. De esta forma, el individuo asume identidades diferentes en las diversas fases de su vida, a través de sus experiencias de vida e interacciones con otras personas. Así pues, esta investigación de naturaleza cualitativa tuvo como objetivo analizar aspectos de la construcción identitaria de un grupo de alumnos ciegos, a través de narrativas sobre sus trayectorias en diferentes contextos educativos, entre ellos el curso de extensión de lengua española ofrecido por el Departamento de Letras de la Universidad Federal de Paraíba, en el que esta investigadora ha actuado como profesora en prácticas durante los años 2017 y 2018. El análisis de las narrativas indica que es posible llevar a cabo una serie de acciones pedagógicas, teniendo como objetivo una educación más inclusiva y, por lo tanto, más justa, así como también otras acciones sobre las que todavía tenemos que reflexionar o habrá que perfeccionar e incluso evitar.
Keywords: Inclusão
Deficiência visual
Narrativas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12409
Issue Date: 26-Oct-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

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