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metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação psicopedagógica e suas contribuições na hipótese diagnóstica da deficiência intelectual
metadata.dc.creator: Moreira, Maytê Pordeus
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e
metadata.dc.description.resumo: A avaliação psicopedagógica auxilia o psicopedagogo a entender as possíveis causas da não aprendizagem , partindo dela o profissional poderá utilizar métodos próprios, no intuito de investigar e levantar hipóteses sobre tais dificuldades. Esta pesquisa teve com o objetivo apresentar as contribuições da avaliação psicopedagógica na hipótese diagnóstica da Deficiência Intelectual . Para tanto, foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa de natureza descritiva, na qual foi onsiderada a análise das respostas obtidas através da abordagem de três aspectos do sujeito: cognitivo, pedagógico e emocional e com aplicação dos nstrumentos: Anamnese, Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), Provas Operatórias de Piaget, Teste de Desempenho Escolar (TDE) e atividades de leitura, escrita, aritmética e interpretação textual. Participou desse estudo uma criança do sexo feminino, com idade de nove anos e dez meses, cursando o 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de João Pessoa - Paraíba. Com base nos dados percebeu que a idade cronológica da criança não condiz com sua idade mental, hipótese esta levantada no decorrer da aplicação dos testes, uma vez que a criança apresenta uma imaturidade cognitiva. Ao término do processo avaliativo, a criança foi encaminhada para um psiquiatra infantil, momento este em que foi dado o diagnóstico de Deficiência Intelectual leve.
Abstract: A psychoeducational evaluation assists the educational psychologist to understand the possible causes of not learning , starting her professional may use own methods in order to in vestigate and make hypotheses about such difficulties. This research aimed to present the contributions of sychoeducational assessment at diagnosis Intellectual Disability. To this end, we conducted a case study with a qualitative approach of a descriptiv e nature, which was considered the analysis of the responses obtained through the three aspects of the subject approach: cognitive, educational and emotional and application of instruments: Interview, Interview Centric Operations in Learning (EOCA), Piaget Operative Evidence, School Performance Test (TDE) and activities of reading, writing, arithmetic and textual interpretation. Participated in this study a female child, aged nine years and ten months, attending the 4th year of elementary school to a private school in the city of João Pessoa - Paraíba. Based on the data we realized that the child's chronological age does not match your mental age, this hypothesis raised in the course of applying the tests, since the child has a cognitive immaturity. At the end of the evaluation process, the child was referred to a child psychiatrist, this time it was given the diagnosis of mild intellectual disability.
Keywords: Avaliação psicopedagógica
Deficiência intelectual
Aprendizagem
Psychopedagogical assessment
Intellectual disabilities
Learning
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1241
Issue Date: 21-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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