Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12415
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenhos metodológicos: os métodos, técnicas e instrumentos utilizados nas dissertações do PPGCI/UFPB
metadata.dc.creator: Serrano, Fabiano Sérgio de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Edvaldo Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa analisa as estratégias metodológicas da produção científica no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba – PPGCI/UFPB. Onde cada etapa dos objetivos específicos estabelecidos, tais como: categorizar, por linha de pesquisa e área temática, as dissertações; classificar, quanto aos tipos de abordagem utilizadas, as fontes de informação e os objetivos pretendidos, as dissertações; identificar as técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados nas dissertações e especificar os métodos e técnicas de análise utilizadas nas dissertações, foram cumpridos. Para tanto, foram analisados os resumos e os procedimentos metodológicos de cada uma das dissertações. Assim, a presente pesquisa pode ser classificada como descritiva, quanto aos objetivos, qualiquantitativa, no que diz respeito à abordagem e documental, relativo as fontes de informação que serão utilizadas. O corpus da pesquisa compreende o total de 146 dissertações, analisados no período de 2010 a 2016. Foi utilizado a técnica de categorização, presente no método de análise de conteúdo. A pesquisa através dos dados analisados e quantificados, demonstra que há uma tendência a área temática de estudos de representação e recuperação da informação. Fica caracterizado o predomínio da natureza qualitativa, da pesquisa descritiva, abordagem dedutiva e do conjunto de 6 métodos (entrevista, questionário, analise documental, analise bibliográfica, análise estatística e técnica de categorização) representando 76% do total de utilizações. Assim, a produção das dissertações, quando comparadas aos objetivos das linhas de pesquisa existentes no referido Programa, apresenta coerência entre os temas estudados e os interesses das linhas. É importante ressaltar a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a qual tem contribuído com o desempenho dos Programas de Pós-Graduação do Brasil a partir de seus critérios de avaliações.
Abstract: This research analyzes the methodological strategies of the scientific production of the PostGraduate Program in Information Science of the Federal University of Paraíba - PPGCI / UFPB. Where each step of the specific objectives established, such as: to categorize, by line of research and thematic area, the dissertations; To classify, in terms of the types of approach used, the sources of information and the intended objectives, the dissertations; To identify the techniques and instruments of data collection used in the dissertations and to specify the methods and techniques of analysis used in the dissertations, were fulfilled. For that, the abstracts and the methodological procedures of each one of the dissertations were analyzed. Thus, the present research can be classified as descriptive, as regards the objectives, quantitative qualitative, regarding the approach and documentary, regarding the sources of information that will be used. The research corpus comprises a total of 146 dissertations, analyzed in the period from 2010 to 2016. The categorization technique was used in the content analysis method. The research through the data analyzed and quantified, demonstrates that there is a tendency in the thematic area of studies of representation and information retrieval. The predominance of the qualitative nature, the descriptive research, the deductive approach and the set of 6 methods (interview, questionnaire, documentary analysis, bibliographic analysis, statistical analysis and categorization technique) was predominant, representing 76% of the total uses. However, the production of the dissertations, when compared to the objectives of the lines of research existing in said Program, presents coherence between the studied subjects and the interests of the lines. It is important to highlight the performance of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel - CAPES, which has contributed to the performance of the Brazilian Postgraduate Programs based on their evaluation criteria.
Keywords: Metodologia
Dissertação de mestrado
Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba
Informação científica
Methodology
Masters dissertation
Post-Graduation in Information Science. Federal University of Paraíba
Scientific information
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12415
Issue Date: 24-Aug-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total2,88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.