Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12417
Tipo: | Dissertação |
Título: | Encontro com as memórias leitoras do bibliotecário contador de histórias |
Autor(es): | Sousa, Laiana Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Lima, Izabel França de |
Resumo: | Esta pesquisa visa analisar as memórias leitoras do bibliotecário contador de histórias, formadas ao longo de sua trajetória de vida familiar, escolar, acadêmica e profissional, avaliando se possuem relação com suas práticas enquanto mediador de leitura, sobretudo nas bibliotecas públicas e escolares. Busca-se suscitar a rememoração de histórias de vida e o seu entrelace com a trajetória pessoal e profissional. Os referenciais teóricos adotados compreendem, principalmente, o campo da mediação da informação, leitura literária, oralidade e narrativas, a partir de autores como: Martins (1994), Kleiman (1997), Quevedo (2002), Lajolo e Zilberman (1982), Chartier (1996), Soares (2010), Yunes (2002), Busatto (2003), Meireles (1984), Benjamin (1994) e Almeida Júnior (2009). Também busca a compreensão dos conceitos de memória e de suas inter-relações em Halbwachs (2006), Nora (1993), Ricoeur (2007) e Santos (2012). Ademais, propõe-se a investigar como as ações de mediadores sociais de leitura (pessoais e institucionais) podem ter contribuído para a formação literária desses profissionais. Para tanto, foram analisadas as memórias de leitura e as narrativas de quatro bibliotecários contadores de histórias que atuam em bibliotecas públicas e escolares de Fortaleza. A escolha metodológica foi a História Oral, com abordagem em História Oral de Vida, utilizando-se a entrevista semiestruturada para garantir o acesso às memórias orais dos interlocutores. A partir deste estudo, foi possível constatar que a presença da contação de histórias enquanto prática de mediação e promoção da leitura no fazer biblioteconômico, sobretudo em bibliotecas públicas e escolares, advém da relação do bibliotecário com a leitura, desde a sua constituição enquanto leitor até a sua formação profissional, quando lhe é proporcionado, porém, o contato com a prática leitora. Esta pesquisa pode, ainda, contribuir para o aperfeiçoamento constante e inovador da formação acadêmica, destacando, à luz das entrevistas feitas com bibliotecários recém-egressos, as manifestações de aprendizagens significativas durante a realização e participação em projetos de extensão universitária. Na perspectiva de estender a discussão teórica acerca da temática abordada, esta pesquisa apresenta caminhos a serem percorridos e estudos a serem aprofundados. |
Abstract: | This research aims to analyze the reader memories of the storyteller librarian formed throughout his family, school, academic and professional life trajectory, evaluating if they have relation with their practices as mediator of reading, especially in public and school libraries. It seeks to arouse the recollection of life stories and their interweaving with personal and professional trajectory. The theoretical references adopted include, mainly, the field of information mediation, literary reading, orality and narratives, from authors such as Martins (1994), Kleiman (1997), Quevedo (2002), Lajolo (2001), Zilberman 2003), Chartier (1996), Soares (2010), Yunes (2002), Busatto (2003), Meireles (1979), Benjamin (1994) and Almeida Junior (2010). It also seeks to understand the concepts of memory and their interrelations in Halbwachs (2006), Nora (1978), Ricoeur (2007) and Santos (2012). Furthermore, it is proposed to investigate how the actions of social mediators reading (personal and institutional) may have contributed to the literary formation of these professionals. Therefore, we analyzed the reading memories and the narratives of four storytelling librarians who work in public and school libraries in Fortaleza. The methodological choice was Oral History with an approach in Oral History of Life, using the semistructured interview to guarantee access to the oral memories of the interlocutors. From this study, it is possible to think that the presence of storytelling as a practice of mediation and promotion of reading in library process, especially in public and school libraries, comes from the relation of the librarian to reading, from its constitution as a reader until his professional training, when he is given, however, the contact with the reading practice. This research can also contribute to the constant and innovative improvement of academic training, highlighting, in the light of interviews with newly graduated librarians, the manifestations of significant learning during the realization and participation in university extension projects. In the perspective of extending the theoretical discussion about the subject, this research presents paths to be covered and studies to be deepened. |
Palavras-chave: | Mediação de leitura e informação Contador de histórias Memórias leitoras Formação do leitor Mediation of reading and information Story teller Memory readers Training of the reader |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12417 |
Data do documento: | 22-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivo total | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.