Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeto, Antonio Fernandes de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-12-05T13:18:49Z-
dc.date.available2018-12-05T13:18:49Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12427-
dc.description.abstractConsidering the real situation of educational institutions in Brazil which it ignores the linguistic variations, this research begins with this observation that refers to us, English Language teachers. In this way, to analyse how the linguistic variation is worked out in the English language textbooks of the 3rd year of High School, of a public school of the State of Paraíba located in João Pessoa is the objective of this work. In methodological terms, the research takes as corpus of analysis the didactic book, as well as a qualitative and descriptive research, and followed an analysis script of the textbook. This work is structured in five sections, containing the introduction, a chapter with the theoretical reference, other with the presentation of the corpus and the methodological procedures, another with the data analysis and, finally, the final considerations. The analysis sought to observe through the theory of linguistic variation, the occurrence of variants of the language in different communication contexts, as well as the standard and non-standard variation within the textbook. Therefore, it is expected that this monograph collaborate for teachers evaluate the textbooks for the analysis mentioned here, as well as encourage them to see the language as a social and situational condition of the speakers, especially taking this vision to their teaching in the high school English language classes and motivating the student to interpret, reflect and use the language according to different geographic, social and situational contexts of communication.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-05T13:18:49Z No. of bitstreams: 1 AFON26092018.pdf: 1349965 bytes, checksum: 06b5fcf54c3f3e8ef6a2a091defb6bd3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-05T13:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AFON26092018.pdf: 1349965 bytes, checksum: 06b5fcf54c3f3e8ef6a2a091defb6bd3 (MD5) Previous issue date: 2018-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectVariedadept_BR
dc.titleAnálise do Livro didático sob a perspectiva da variação linguística.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Rubens Marques de-
dc.description.resumoConsiderando a real situação das instituições de ensino no Brasil, em que desconsidera as variações linguísticas, esta pesquisa inicia-se com esta observação que remete a nós, professores de Língua Inglesa. Deste modo, objetivamos analisar como a variação linguística é trabalhada nos livros didáticos de língua inglesa do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado da Paraíba localizada no município de João Pessoa. Em termos metodológicos, a investigação toma como corpus de análise o livro didático, em que foi feita uma pesquisa qualitativa e descritiva, como também se seguiu um roteiro de análise do livro didático. Este trabalho está estruturado em cinco seções, contendo a introdução, um capítulo com o referencial teórico, um com a apresentação do corpus e os procedimentos metodológicos, outro com a análise de dados e, por fim, as conclusões. A análise buscou observar através da teoria da variação linguística, a ocorrência de variedades da língua em diversos contextos da comunicação, bem como a variação padrão e não padrão dentro do livro didático. Portanto, espera-se que esta monografia colabore para que os professores avaliem os livros didáticos pela análise aqui mencionada, assim como os incentive a ver a língua como condição social e situacional dos falantes, levando principalmente esta visão para seu ensino nas aulas de língua inglesa do Ensino Médio e motivando o estudante a interpretar, refletir e usar a língua de acordo com diferentes contextos geográficos, sociais e situacionais da comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFON26092018.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.