Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Bruna Thais da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-05T13:24:54Z-
dc.date.available2018-12-05T13:24:54Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12428-
dc.description.abstractIt is known that over time children’s literature has served as a model for the education of boys and girls, teaching them part of the culture and expectations of each society. At the same time, girls and boys were, and still are, imposed behavioral models related to their gender: the fact of being born a girl or a boy already implies certain expectations connected to their social position, personality and behavior. Consequently, this final thesis aims at analyzing questions about the construction of gender and morality present in Little Women (1868), a novel written by the American author Louisa May Alcott. For this analysis, it is necessary to portray the biographical aspects of the author as well as the context portrayed of New England in the nineteenth century. We will continue with a brief mention of feminism, focusing on Foucault's theory on power relations, but bringing to the analysis a feminist perspective as pointed by Deveaux (1994) and, at last, a reference to the gender construction as discussed by Beauvoir (1949) and Butler (1990), as well as the construction of morality mentioned by Gilligan (1982). Thus, for this bibliographical and historical research we will use the concepts addressed by these theorists for the basis of the analysis, as well as some allusions to other authors.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-05T13:24:54Z No. of bitstreams: 1 BTSA25102018.pdf: 511934 bytes, checksum: c71df19ab36a50fce09c260da64757ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-05T13:24:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BTSA25102018.pdf: 511934 bytes, checksum: c71df19ab36a50fce09c260da64757ff (MD5) Previous issue date: 2018-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectMoralidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectLouisa May Alcottpt_BR
dc.titleUma leitura feminista da construção de gênero e moralidade em Little Women.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Juliana Henriques de Luna-
dc.description.resumoSabe-se que ao longo do tempo a literatura infanto-juvenil tem servido como modelo formador para meninas e meninos, ensinando parte da cultura e expectativas de cada sociedade. Ao mesmo tempo, os meninos e meninas leitores foram e, ainda hoje são, impostos a modelos de comportamentos relacionados ao seu gênero: o fato de nascer menina ou menino já implica em expectativas relativas à sua posição social, personalidade e comportamento. Dessa maneira, o presente trabalho tem por finalidade analisar questões acerca da construção de gênero e moralidade presentes em Little Women (1868), obra escrita pela autora americana Louisa May Alcott. Para essa análise, faz-se necessário retratar aspectos biográficos da autora como também o ambiente retratado da Nova Inglaterra, no século XIX. Continuaremos com uma breve menção a respeito do feminismo, destacando a teoria de Foucault sobre as relações de poder, mas trazendo para a análise uma visão feminista como apontado por Deveaux (1994) e, por fim, uma referência acerca da construção de gênero discutido por Beauvoir (1949) e Butler (1990), como também a construção de moralidade mencionado por Gilligan (1982). Sendo assim, para essa pesquisa bibliográfica e histórica utilizaremos os conceitos abordados por esses teóricos para o embasamento da análise, tal como a alusão a outros autores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BTSA25102018.pdf499,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.