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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Farias, Evelyn Bione de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T13:48:46Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T13:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12430 | - |
dc.description.abstract | In the current scenario of demands in teacher education involving the schooling of students with disabilities (MACHADO, 2007b; DANTAS, 2014a; MEDRADO, 2016), Special Educational Services centers (SES), in Special Education institutions, are presented as a locus of supervised internship that enable more inclusive teacher education. In this perspective, and understanding that students and trainee teachers are central to the supervised educational act , we seek to listen to these two characters from the internship plot. In order to do so, this research aims at investigating how students and English-speaking trainees understand the supervised internship experience at Instituto dos Cegos de Paraíba Adalgisa Cunha - ICPAC, which functions as a center for SES. Our corpus consists of texts generated through interviews with students with visual impairment of ICPAC and of questionnaires with trainee teachers of the Federal University of Paraíba, who worked in the institute during the first half of 2018. Collaborators show specificities and impacts of the experience, presenting the SES center as a clinical space of inclusive school contexts (MEDRADO, 2016), which provides learning for all that are part of this context. In addition, the analysis points to the relevance of investing more in the pedagogical interactions between students and trainee teachers, indicating students’ protagonism in the education of undergraduates during the supervised internship | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-05T13:48:46Z No. of bitstreams: 1 EBF24102018.pdf: 1033495 bytes, checksum: 4e877446daf28a7664c4f0bc169594f6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-12-05T13:48:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EBF24102018.pdf: 1033495 bytes, checksum: 4e877446daf28a7664c4f0bc169594f6 (MD5) Previous issue date: 2018-10-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de língua-inglesa | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Alunos com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Marcas do estágio-supervisionado em Língua inglesa no ICPAC: a voz dos alunos com deficiência e dos professores-estagiários. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rosycléa Dantas | - |
dc.description.resumo | No cenário atual, de demandas formativas envolvendo a educação de alunos com deficiência (MACHADO, 2007b; DANTAS, 2014a; MEDRADO, 2016), os centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas instituições de Educação Especial, se apresentam como lócus de estágio supervisionado que possibilitam uma formação docente mais inclusiva. Nessa perspectiva, e compreendendo que alunos e professores-estagiários são centrais no ato educativo supervisionado, buscamos ouvir esses dois personagens da trama do estágio. Para tanto, esta pesquisa objetiva investigar como alunos e professores-estagiários de língua inglesa compreendem a experiência do estágio supervisionado, no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha – ICPAC, que funciona como centro de AEE. Nosso corpus consiste em textos gerados por meio de entrevistas com alunos com deficiência visual do ICPAC e de questionários com os professores-estagiários da Universidade Federal da Paraíba, que atuaram no referido instituto durante o primeiro semestre de 2018. Os colaboradores evidenciam especificidades e impactos da experiência, apresentando o centro de AEE como um espaço de clínica dos contextos escolares inclusivos (MEDRADO, 2016), que proporciona aprendizagem para todos os envolvidos. Além disso, a análise aponta para a relevância de se investir mais nas interações pedagógicas entre alunos e professores-estagiários, indicando o protagonismo dos alunos na formação dos graduandos, durante o estágio supervisionado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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